
Antes do nascimento
Normalmente, o animal já se vai apercebendo que vem aí alguma novidade. Com as alterações de espaços e as próprias mudanças da mãe os animais mais sensíveis vão notando diferenças.
A adaptação vai também depender de vários factores. Se o animal é muito dependente do humano e anda com ele para todo o lado é natural que possam existir ciúmes. Também existe a questão do animal ser único na família ou existirem mais. Se existirem mais animais é provável que não haja lugar para tantos ciúmes porque já estão habituados a “partilhar” o dono. Mas existem muito factores diferenciadores de caso para caso.
Alterações
O importante é pensar, se tiverem que fazer alterações aos móveis e também mudanças de espaços ou mesmo mudança de casa convém ser aos poucos gradualmente e não de uma vez toda. Deixem os animais se adaptarem às mudanças aos poucos. Devem ter em conta que se retiram, por exemplo, a cama do animal de um quarto devem na mesma manter essa mesma cama noutro sítio. O objectivo é criar um espaço para que o animal não sinta que já não tem um espaço dele em casa. Façam estas alterações algum tempo antes do bebé nascer, para que assim os animais já estejam adaptados aos seus novos espaços em casa.
Quando nasce o bebé
Quando o bebé nasce, há quem aconselhe que se deve trazer a roupinha que o bebe vestiu e dar a cheirar aos animais. Neste caso, podem sempre colocar, por exemplo, em cima do berço ou na zona da muda da fralda. Sabemos que os cães e gatos são extremamente olfactivos logo vão-se começar a adaptar ao novo elemento mesmo que ele ainda não esteja em casa.
Na chegada a casa normalmente é bom deixar os animais cheirar o bebé porque como já reconhecem o cheiro não vão estranhar. Depois não devemos descurar o carinho pelo animal para que ele não se sinta à parte.
Para os gatos existe o Feliway um dispositivo que se liga à electricidade e que tem um cheiro especial para o gato. Este cheiro especial (que as pessoas e outros animais não sentem) é a réplica da feromona que os gatos deixam naturalmente quando se sentem confortáveis no seu ambiente. Cada vez que um gato roça o nariz em objectos em casa, deposita esta feromona para marcar o seu território. O uso deste produto mantém o odor que dá ao seu gato a sensação de paz e calma, reduz o stress que o seu gato possa ter nestes primeiros meses de adaptação ao bebé. Esta é uma boa dica para quem tem gatos que deve começar a usar o Feliway um mês antes do bebé nascer e manter até pelo menos dois meses.
Estas dicas são simples mas funcionam. O resto é ter paciência e verem como reagem os vossos animais ao bebé. O importante é educarem tanto o bebé como o animal no respeito mútuo devendo sempre saber quais são seus limites neste relacionamento.
Deixe uma resposta