Uma das principais causas de preocupação inicial quando descobrimos que estamos grávidas prende-se com o facto da imunidade. Será que sou imune a isto ou aquilo? Os profissionais de saúde falam-nos muito disto. É um conceito que, de repente, começa a entra na nossa cabeça com toda a força.
Como imunidade pode-se entender o quê?
Quer apenas determinar se temos ou não defesas no nosso organismo para determinada doença. Normalmente quando um organismo externo ataca o nosso corpo este tem formas de se defender e vai aprender a se defender de forma cada vez mais eficiente guardando consigo para sempre essa informação. Logo, quando um parasita ou bactéria tenta entrar no nosso organismo são logo identificados como “conhecidos” ou não. Quando são identificadas como conhecidos é muito mais fácil para o nosso organismo se defender, apenas vai “pensar”: “ora bem eu já te conheci antes, já sei quais são os teus pontos fracos é aí que te vou atacar e mais rapidamente vais desaparecer daqui! Nem se vai notar que aqui estiveste.”
Mas porque é importante saber o nosso estado de imunidade a certas doenças quando estamos grávidas? Porque muitas doenças destas, se forem adquiridas quando estamos neste estado de gravidez, têm um efeito muito negativo para o bebê. Quer dizer que se estivermos em contacto com aquele determinado parasita, vírus ou bactéria pela primeira vez esta situação pode apresentar riscos para a saúde.
Por isso, o estudo pré-concepcional destes tipos de imunidade é importante de fazer antes de engravidar pois se houver algo para ter em atenção a futura mãe já está avisada e terá cuidados acrescidos.

Deixe uma resposta