O cordão umbilical foi durante 9 meses o elo.
O cordão umbilical foi o elo entre mãe e bebé durante nove meses era responsável pela nutrição e pela chegada de oxigénio que fizeram com que o bebe conseguisse crescer e se desenvolver com saúde. No nascimento, o cordão umbilical é cortado, mas cerca de dois centímetros ficam ainda. A esta parte chama-se o coto umbilical, à medida que vai secando, fica castanho, enruga-se e endurece cai passadas duas a três semanas do nascimento. Aqui, neste local, vai-se formar o umbigo do bebé.
Por vezes, nós pais podemos ter algum tipo de receio em fazer a limpeza do coto umbilical. Por isso é importante ter em atenção que como o coto umbilical não tem terminais nervosos o bebé não sente qualquer dor quando fazemos a limpeza.
O coto umbilical tem necessariamente que estar sempre limpo e seco, para que a cicatrização ocorra mais rapidamente. Além disso, a higiene correta evita que infecções apareçam. A limpeza do local deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, mas depois do banho do bebé é obrigatório a fazer.
Para fazer a limpeza normalmente os profissionais de saúde aconselham:
· Álcool 70% puro (sem cetrimida) — quer dizer que é um álcool ao qual não foram adicionados os conservantes nem outros componentes, torna-se assim um álcool puro e sem tantos riscos para a pele do bebé;
· Compressas 5x5cm esterilizadas — são as mais pequeninas. É muito importante que sejam estéreis e também podem pedir compressas de tecido não-tecido que são mais macias para o bebé;
· Soro fisiológico estéril.
O procedimento começa quando levantamos suavemente o coto umbilical e com uma compressa esterilizada limpá-lo e ao seu redor . Devemos sempre retirar qualquer secreção, se esta existir. Em seguida, passamos outra compressa com álcool 70%. Depois passamos outra compressa para secar. Por fim, e muito importante, devemos sempre colocar a fralda abaixo do coto para evitar que o local fique húmido. Ou fazendo uma dobra na fralda ou utilizando fraldas que tenham o recorte na zona do umbigo. Lembrem-se sempre que as bactérias adoram locais húmidos e fechados por isso devemos ter em atenção de não tapar com a fralda o coto e de o deixar completamente limpo.
Já existe uma nova teoria de deixar secar o coto ao ar sem a utilização de álcool 70º. Devem se informar junto do vosso médico o que é que ele aconselha.
Questões que devemos ter em conta. Se o cordão libertar pus amarelo, se tiver mau odor, ou se a área à volta da base estiver vermelha ou inflamada, pode estar infectado. A vermelhidão também pode ser causada pela irritação provocada pelo cordão umbilical seco na pele circundante. Se esta vermelhidão persistir convém falar com o pediatra. Ocasionalmente, poderá ver-se pequenas quantidades de sangue no umbigo. Isto é um processo normal, porque os vasos sanguíneos estão-se a separar. Se notar que está a sangrar, primeiro tente aplicar um pouco de pressão. Se o sangue não parar após cinco ou sete minutos de pressão constante, telefone ao pediatra.
Estão a questão do coto umbilical parece mais estranha do que o realmente é. Rapidamente vão-se esquecer dessa “estranheza” inicial. E quando se derem conta já ele está a cair.

Deixe uma resposta