
Este tema é muito usual. Normalmente, os pais têm algumas preocupações com um rabinho assado, vermelho ou mais grave em ferida. Existem muitos fatores para o rabinho do bebé ficar nestas condições. Vou escrever algumas soluções que são transversais para todas estas situações e depois irei detalhar noutros posts resoluções para cada situação em específico.
Dia-a-dia
Numa situação normal, em que a pele do bebé esteja sã, devemos limpar o rabinho com toalhetes porque são mais práticos ou uma água de limpeza e compressas. Depois, na minha opinião, para prevenir inflamações e assaduras devemos colocar um creme da muda da fralda. Também é sabido que não devemos usar sempre o mesmo creme da muda da fralda pois a pele “habitua-se” aos mesmos componentes.
Rabinho irritado
Limpeza
Contudo, quando o rabinho está irritado vamos esquecer os toalhetes. O ideal é lavar com água morna na banheirinha ou então se não há esta hipótese usar água morna e uma toalhinha ou fraldinha com o tecido mais suave que tiverem e limpar. Devemos ter atenção que esta limpeza se realiza sem esfregar muito porque a pele já está agredida não vamos agredir ainda mais.
Creme
Depois devemos colocar um creme mais específico para assaduras. Recomendo um com óxido de zinco na maior percentagem que encontrarem. O óxido de zinco é um cicatrizante forte e também faz com que o creme se transforme em pasta isto faz com que seja mais espesso e assim faça uma barreira protectora entre o xixi/cocó e a pele. Devemos usar este creme em todas as mudas da fralda e uma camada bem generosa.
Devem também estar mais atentos e quando sentirem a fralda suja mudem logo pois o próprio xixi agride a pele e como a pele já esta ferida não ajuda nada.
Sem fralda
Se puderem, deixem o bebé andar sem fralda. É o melhor que há para aumentar a cicatrização da pele. A assadura vai deixar de estar oclusa e ao apanhar ar ajudamos assim a sarar mais rapidamente. Esta sugestão é mais fácil no verão como é fácil de compreender.
Será micose?
Contudo, se já se tiver desenvolvido uma micose. A micose caracteriza-se por borbulhinhas pequeninas, normalmente avermelhadas, o creme com óxido de zinco não será suficiente e teremos que usar um creme com antimicótico. Neste momento já há no mercado cremes que têm isto tudo num só o que torna tudo mais fácil e económico. Neste caso se existir micose a aplicação de um creme com anti-micótico deve ser continua e durante pelo menos uma semana para termos a certeza que o fungo se foi embora de vez.
À partida, todos os bebés terão um episódio de rabinho assado. Os pais devem estar preparados e saber o que fazer nesta situação como as técnicas simples que falei anteriormente.
Deixe uma resposta