
As causas da obesidade infantil têm sido muito debatidas. É aceite por todos, quando a energia gasta é menor que a energia ingerida vai haver uma acumulação de gordura corporal. Contudo existem também, provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética.
Mas a causa mais frequente para o ganho de peso é a ingestão alimentar excessiva e, a falta de exercício físico. Se as crianças consumirem mais calorias do que o seu gasto diário, com as actividades físicas normais, vão ganhar mais peso do que o recomendado.
Na adolescência, alguns factores como as alterações da fase de transição para a idade adulta, o sedentarismo, a baixa auto-estima, alimentação excessivamente calórica e grande vulnerabilidade à propaganda consumista, contribuem na determinação da obesidade.
Devemos começar por ter atenção a alimentos muito calóricos, doces, snacks etc., que contribuem para o ganho de peso e guarda-los apenas para ocasiões especiais. Não os usemos como prémios e ou moeda de troca.
Também a irregularidade nos horários das refeições contribui para um aumento das gorduras corporais. Por isso vamos tentar, sempre que possível, fazer as refeições no mesmo horário com calma e serenidade aproveitando o momento em família.
O tratamento e prevenção da obesidade passa por uma educação alimentar dos nossos filhos desde o nascimento. E também por um aumento da actividade física diminuindo o sedentarismo.
Claro que um tratamento padrão eficaz para obesidade infantil implica modificar os hábitos da criança e de toda a família. Reeducação alimentar, actividade física e mudanças comportamentais, dentro de um ambiente positivo, de acolhimento, compreensão e cumplicidade entre todos, costuma trazer excelentes resultados.
O caminho faz-se caminhando. Não tentem implementar todas as mudanças de alimentação num só dia mas ir passo a passo. Cada semana tentem fazer uma mudança pequenina para que nem se dê conta. Há exemplos disso em várias casas. Há pais que começaram a estipular o dia de segunda-feira como o dia sem carne. Há pais que inventaram maneiras de apresentar os legumes no prato de forma apelativa e engraçada para as crianças.
Existem várias ideias e dicas que vos vou dando aqui.

Deixe uma resposta