• Skip to primary navigation
  • Skip to main content

Bébéu

Parents & kids developer

  • Sobre
  • Empreendedorismo
  • BébéuBlog
  • BébéuTV
  • Serviços
  • Contacto

Obesidade infantil — parte II

Junho 15, 2016 By Raquel Neves Leave a Comment

Em todo mundo estima-se que cerca de 150 milhões de crianças em idade escolar tem excesso de peso, das quais 45 milhões são obesas. Na Europa a estima que 1 em 5 crianças tem excesso de peso. Estes são números que nos fazem pensar e reflectir.

As causas da obesidade infantil têm sido muito debatidas. É aceite por todos, quando a energia gasta é menor que a energia ingerida vai haver uma acumulação de gordura corporal. Contudo existem também, provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética.

Mas a causa mais frequente para o ganho de peso é a ingestão alimentar excessiva e, a falta de exercício físico. Se as crianças consumirem mais calorias do que o seu gasto diário, com as actividades físicas normais, vão ganhar mais peso do que o recomendado.

Na adolescência, alguns factores como as alterações da fase de transição para a idade adulta, o sedentarismo, a baixa auto-estima, alimentação excessivamente calórica e grande vulnerabilidade à propaganda consumista, contribuem na determinação da obesidade.

Devemos começar por ter atenção a alimentos muito calóricos, doces, snacks etc., que contribuem para o ganho de peso e guarda-los apenas para ocasiões especiais. Não os usemos como prémios e ou moeda de troca.

Também a irregularidade nos horários das refeições contribui para um aumento das gorduras corporais. Por isso vamos tentar, sempre que possível, fazer as refeições no mesmo horário com calma e serenidade aproveitando o momento em família.

O tratamento e prevenção da obesidade passa por uma educação alimentar dos nossos filhos desde o nascimento. E também por um aumento da actividade física diminuindo o sedentarismo.

Claro que um tratamento padrão eficaz para obesidade infantil implica modificar os hábitos da criança e de toda a família. Reeducação alimentar, actividade física e mudanças comportamentais, dentro de um ambiente positivo, de acolhimento, compreensão e cumplicidade entre todos, costuma trazer excelentes resultados.

O caminho faz-se caminhando. Não tentem implementar todas as mudanças de alimentação num só dia mas ir passo a passo. Cada semana tentem fazer uma mudança pequenina para que nem se dê conta. Há exemplos disso em várias casas. Há pais que começaram a estipular o dia de segunda-feira como o dia sem carne. Há pais que inventaram maneiras de apresentar os legumes no prato de forma apelativa e engraçada para as crianças.

Existem várias ideias e dicas que vos vou dando aqui.

Talvez lhe interesse

  • Cirurgias em criançasCirurgias em crianças
  • A perfeição não existeA perfeição não existe
  • Crescer saudável com a CacauCrescer saudável com a Cacau
  • Workshop de Pequenos Almoços – 4º Encontro Famílias BébéuWorkshop de Pequenos Almoços – 4º Encontro Famílias Bébéu

Share this:

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Filed Under: Parentalidade, Saúde Tagged With: alimentação, criança, dieta, infantil, obesidade

Raquel Neves

Sou dinâmica e gosto de estabelecer relações de empatia com todos os que me rodeiam. A minha paixão é tudo o mundo maravilhoso da gravidez, puericultura, bebés e parentalidade. O meu foco de desenvolvimento pessoal passa por todas estas áreas assumindo como valores primordiais a confiança, segurança, família, entusiasmo e conhecimento .

Newsletter Bébéu

Deseja receber notícias exclusivas Bébéu?

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © 2021 · BEBEU.PT

loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.