
O consumo de vegetais está muito abaixo das recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Por isso foram realizados vários estudos sobre como promover com sucesso uma melhor aceitação de produtos hortícolas em crianças.
Sabe já que a exposição a certos tipos de alimentos numa fase precoce da vida pode influenciar as preferências e a aceitação dos mesmos. Este estudo procurou saber qual a influencia a longo prazo na aceitação destes alimentos.
Uma das conclusões foi que a oferta repetida de uma hortícola à criança aumenta o consumo e o gosto por este alimento. Se, em vez de eliminar da alimentação um hortícola que a criança não gosta, lhe oferecer o hortícola durante oito refeições consecutivas existe um aumento significativo da aceitação deste alimento.
Demonstra também que aos 15 meses as crianças que tenham sido alimentadas com o leite materno comem e gostam mais de produtos hortícolas e variados. Este estudo demonstra então que amamentação também ajuda no gosto e na diversificação dos alimentos por parte das crianças.
Devemos estão iniciar a diversificação de vegetais o mais cedo possível para que assim a criança possa aceitar os alimentos mais facilmente. E que prolongue este gosto por comer vegetais pela vida fora.
Baseado no estudo feito em 2016: The Lasting Influences of Early Food-Related Variety Experience: A Longitudinal Study of Vegetable Acceptance from 5 Months to 6 Years in Two Populations. Maier-Nöth A, Schaal B, Leathwood P1, Issanchou S.
Deixe uma resposta