
Cada vez mais se discute sobre a educação para a leitura em idades mais precoces. Até se fala que se deve começar a ler para o bebé quando este ainda está na barriga da mãe. As vantagens desta leitura são muitas e diversas. É relevante também, nesta altura, em que cada vez a tecnologia está muito próxima e ligada às crianças. Costumamos dizer eles nascem a saber mexer nos telemóveis. Não é verdade?
Os benefícios dos livros para as crianças são incalculáveis e prevalecem para toda a sua vida.
1. Desenvolve a criatividade: os livros são ferramentas que permitem as crianças viajarem para outros lugares e se transportarem para outras dimensões. Podem fantasiar com lugares, personagens e histórias.
2. Aumenta o vocabulário: a criança aprende novo vocabulário e como se o utiliza. Diminuindo assim a taxa de erros ortográficos.
3. Aumenta a sua curiosidade: faz com que a criança queira saber cada vez mais e que procure respostas alternativas.
4. Desenvolve a capacidade de concentração: faz com que esteja mais atenta a pormenores.
5. O prazer: a criança pode encontrar uma verdadeira paixão pelos e será um hobby que lhe dará muito prazer para toda a sua vida.
6. Amplia o conhecimento geral e do mundo que o rodeia: além de ser envolvente, a leitura expande o conhecimento do mundo.
7. Criação de ligações de empatia: os livros ajudam as crianças a se colocarem no lugar dos outros, a conhecer os sentimentos e os pontos de vista de outras pessoas.
8. Exercita o cérebro: o desejo pela leitura é uma tarefa que representa uma certa complexidade para o cérebro. A criança vai estimular várias áreas do seu cérebro.
9. Um bom amigo: um livro pode-se tornar um companheiro para a criança em diversas situações da sua vida.
10. Desenvolve o pensamento crítico : Quando a criança adivinha os mistérios antes de serem desvendados ou quando pensa em diversas soluções para o problema que se expõe no livro. Assim são criadas novas conexões cerebrais.
Hoje em dia parece que o interesse pela leitura tem vindo a aumentar por parte das crianças, com estímulo dos pais. E a oferta tem acompanhado este crescimento. As editoras de livros infantis aumentaram. E têm produtos cada vez mais apelativos. Se dermos um passeio pelas livrarias podemos encontrar uma infinidade de livros cheios das mais curiosas ilustrações e com temas muito interessantes e interactivos… Os livros infantis não têm um preço elevado. Alguns rodam os dois euros. E a cada dia estes livros são mais irresistíveis!

Deixe uma resposta