• Skip to primary navigation
  • Skip to main content

Bébéu

Parents & kids developer

  • Sobre
  • Empreendedorismo
  • BébéuBlog
  • BébéuTV
  • Serviços
  • Contacto

Células estaminais. O que são e para que servem?

Agosto 2, 2016 By Raquel Neves Leave a Comment

Quando estamos à espera de um bebé um dos muitos conceitos que começam aparecer na nossa cabeça é o conceito de células estaminais.

Se calhar nunca pensaram muito em células estaminais. E para que é que elas servem ou são utilizadas. Até tinham ideia que eram só usadas para fazer clones do género da ovelha Dolly ou até que estão ligadas à filosofia de ser jovem para sempre. Será isso??

Este tema tem sido largamente debatido. Por isso hoje trago aqui um esclarecimento sobre as células estaminais, para que assim, quando tiverem que tomar algum posição estejam mais informados sobre o tema.

O que são células estaminais?

Todos nós somos originados por duas células. Estas duas células unem-se numa só e que começam-se a replicar. Repare que esta primeira célula tem a capacidade de se multiplicar em todos os tipos de células existentes no nosso organismo. Ela vai dar origem a tudo.

As células estaminais são células diferentes de todas as outras que estão no nosso organismo. Elas podem-se diferenciar em diversas linhagens celulares tendo a capacidade de se auto-renovar e de se dividir indefinidamente. Estas características tornam-nas muito especiais. Podem ser classificadas, de acordo com a sua origem ou a sua capacidade de diferenciação, em dois tipos principais: embrionárias e não embrionárias.

Células estaminais embrionárias

São pluripotentes, podendo diferenciar-se nas três camadas germinativas embrionárias e dar origem a todos os tipos de células. São as células mãe que se vão replicando para dar origem a um ser humano.

Células estaminais não embrionárias

Também conhecidas como células estaminais adultas, encontram-se em muitos tecidos do organismo adulto sendo, regra geral, multipotentes. Alguns tecidos como a placenta, o cordão umbilical ou o sangue do cordão umbilical possuem estas células. Podemos isolar células estaminais adultas a partir de tecidos como a medula óssea, o sangue periférico ou o tecido adiposo, bem como a partir da pele, do fígado, do pâncreas ou de outros órgãos. Estas células constituem uma “reserva” celular do nosso organismo quando ocorre lesão ou remodelação de tecidos.

Para que servem?

A capacidade de se diferenciarem em vários tipos de células, podendo substituir células lesadas ou destruídas e regenerar tecidos danificados, explica o grande interesse na utilização das células estaminais no contexto da terapia celular e da medicina regenerativa.

No sangue do cordão umbilical existe uma população de células, as chamadas células estaminais hematopoiéticas, que se podem diferenciar em todas as células da linhagem sanguínea. Reparem que esta é um óptima alternativa à medula óssea nos transplantes de células precursoras da células sanguíneas. Podem ser utilizadas em casos de leucemias, anemia aplástica ou linfomas, entre outras. O sangue do cordão umbilical é actualmente considerado uma fonte de células estaminais para o tratamento de mais de 80 doenças, que incluem doenças hematológicas, imunológicas e metabólicas. Para além disso, a sua utilização encontra‑se em estudo em ensaios clínicos, em doenças como paralisia cerebral, autismo, diabetes tipo 1 e lesões da espinal medula, entre outras, o que poderá aumentar o leque de aplicações clínicas.

O tecido do cordão umbilical é rico noutro tipo de células estaminais, as células estaminais mesenquimatosas, fazem parte de uma rara e valiosíssima população de células progenitoras que podem ser utilizadas em medicina regenerativa. As células estaminais mesenquimais são capazes de modular a resposta imune e de originar células de vários tecidos, podendo vir a ser úteis no tratamento de um conjunto alargado de doenças, fora do contexto hematológico. Como por exemplo na regeneração de diferentes órgãos como o pâncreas, fígado e até ossos e cartilagem.

As células estaminais são realmente muito versáteis e não há duvidas que no futuro ainda haverão muitas mais utilizações para elas. Pois a ciência está sempre a evoluir e existem muitos estudos neste momento em curso. Ficaremos atentos a estas evoluções e expectantes.

Para saber mais sobre estas células pode ver mais aqui:

Talvez lhe interesse

  • Doenças congénitasDoenças congénitas
  • Fui mãe! Será que posso treinar?Fui mãe! Será que posso treinar?
  • Estou grávida!  Será que posso treinar?Estou grávida! Será que posso treinar?
  • Entrevista a uma enfermeira muito especial…Entrevista a uma enfermeira muito especial…

Share this:

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Filed Under: Outras Tagged With: células, estaminal, genética, gravidez

Raquel Neves

Sou dinâmica e gosto de estabelecer relações de empatia com todos os que me rodeiam. A minha paixão é tudo o mundo maravilhoso da gravidez, puericultura, bebés e parentalidade. O meu foco de desenvolvimento pessoal passa por todas estas áreas assumindo como valores primordiais a confiança, segurança, família, entusiasmo e conhecimento .

Newsletter Bébéu

Deseja receber notícias exclusivas Bébéu?

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © 2021 · BEBEU.PT

loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.