Um pequeno tributo a todos professores

Agora que estamos em época da rentrée escolar tem-me vindo muito à memória os meus professores. Sim aqueles que me marcaram até aos dias que correm, aliás acredito que para toda a vida.
Sem dúvida guardo muitos professores comigo. E muitos dos seus ensinamentos. Contudo hoje partilho com vocês três casos que me dizem muito.
- Professor de Química
O professor de química do secundário. Era tão difícil lhe “arrancar” um sorriso… Seriedade e exigência em alta eram a “prata da casa” daquelas aulas.
Como sabem, sou farmacêutica, e a química era uma disciplina importantíssima para o caminho que queria seguir. Realmente posso dizer que tive um professor que nos preparou bem. ”Chateava-nos” imenso para escrever as unidades com letras maiúsculas, ou seja, mL e não ml. Que pormenor mais mesquinho pensava eu na altura.
A verdade é que perdíamos pontos no teste se não escrevêssemos desta maneira. “Estou vos a preparar para o exame nacional” — dizia ele. Assim como fazer o X com letra “à primária” nas equações para não se confundir com o x da conta de multiplicar. Sim pormenores que guardo até hoje. Ponho-os em prática sempre que escrevo. E que me foram muito úteis na faculdade.
Obrigada professor!

- Professora de Português
O segundo caso a professora de português na casa dos vinte e poucos anos, de olhos esbugalhados azuis e que nos punha todos a escrever ditado!
Sim, ditado em pleno secundário. Ditado da correção do teste. E que ditava tudo ao pormenor: “ … abrir aspas… fechar aspas.. dois pontos, travessão…” Que recordações engraçadas.
Na altura também achávamos uma perda de tempo andar a escrever ditados, passávamos horas naquilo. Contudo hoje, e com esta reconversão profissional pela qual estou a passar, têm-me sido tão úteis aquelas horas a aprender a escrever corretamente!
Obrigada professora!
- Professora de Biologia
Uma pessoa super dinâmica que não nos deixava esmorecer nas aulas, ela mexia connosco. Obrigava-nos a ser melhores e mais exigentes com nós próprios!
Relembro com carinho esta professora que nos lecionou diferentes disciplinas.
Como a biologia era muito importante para mim e para o meu percurso aquelas aulas eram para saber tudo “na ponta da língua”. Posso dizer que os três livros de biologia eram a minha “Bíblia” sabia-os quase de cor por causa dos ensinamentos daquela professo e também por causa da sua exigência.
Obrigada Professora.
E nesta altura de regresso às aulas este é o meu artigo de agradecimento e de lembrança desses tempos de escola.
Escrevo também isto porque sei que cada um que está a ler este artigo tem no seu coração algum professor que o marcou pela positiva, para toda a sua vida. Tenham-no na lembrança quando conhecerem os novos professores dos vossos filhos e desejem que estes novos professores sejam como esses professores que trazem com vocês para sempre com tanto carinho!
Bom regresso a todos!
Não me recordo do nome deles isso é certo mas agradeço-lhes muito! Obrigada professores!
Continuem a segui-me aqui.

Deixe uma resposta