5 Dúvidas Frequentes
Enquanto responsável pelo Helen Doron Gaia – centro de ensino de inglês para crianças dos 3 meses aos 19 anos, sou muitas vezes questionada com as dúvidas dos pais sobre o que é o bilinguismo e qual a importância da aprendizagem precoce da língua no futuro das crianças.
Por isso, e para esclarecer os mais interessados, aqui ficam algumas dúvidas mais frequentes.
1) “Aprender inglês? Mas…. o meu filho ainda não fala….”
O processo de aprendizagem inicia-se muito antes da verbalização. O cérebro começa a conhecer o mundo desde que nascemos, sendo depois expostos às palavras que exprimem os nossos sentimentos e que nos permitem comunicar. Os pais começam a falar em português com os filhos logo que eles nascem introduzindo-lhe a sonoridade, as palavras e as correspondentes expressões faciais. Por isso, e quando preparamos crianças para o bilinguismo, é tão importante um início precoce e enfático (com músicas e dramatização) da língua.
2) “Mas isso não vai confundi-los? Ele mistura português com inglês…”
No decorrer da aprendizagem as crianças, principalmente as mais novas, tendem a misturar as duas línguas na execução das frases. Esse processo prende-se com a aquisição e compreensão da palavra. Durante a sua expressão oral a criança escolhe a palavra que melhor representa o que sente, independentemente da língua. Estamos no caminho para o bilinguismo.
3) “E nós (pais) também temos que estar nas aulas? Mas nós não sabemos falar inglês…”
Para uma aprendizagem plena na primeira infância o papel dos educadores é extremamente importante. Independentemente da sua formação (ou não) na língua inglesa o vocabulário e jogos dinâmicos são enfatizados com a presença dos pais. Mesmo sem conhecimento prévio da língua, a participação e envolvimento de todos (aluno/pais/professores) é fundamental para a motivação e aquisição de novos conhecimentos
4) “Mas ele está sempre a correr durante a aula e não presta atenção…”
As aulas no Helen Doron Gaia são leccionadas no chão (não existindo mesas nas salas destinadas às idades mais precoces). Os alunos, pais e professores ficam sentados num semi-círculo, formando-se em volta um espaço amplo. Esse espaço destina-se exactamente às atividades cinéticas (saltar, correr, brincar…).
O processo de aprendizagem pode ser feito de várias formas: ouvindo, vendo e fazendo sendo este último o mais eficaz.
Qual é a melhor forma de aprender a dizer saltar do que saltando?
5) “Como podemos ajudar em casa?”
Cabe aos pais e educadores estarem atentos aos conteúdos leccionados para que possam transportar o vocabulário do espaço aula para o mundo real. Os professores certificados Helen Doron Gaia e os materiais de apoio têm todas as informações necessárias para que a transposição seja feita de forma pedagógica e gradual consolidando os conhecimentos e ampliando a sua riqueza vocabular.
Deixe uma resposta