Quantos de nós, pais, mães, avós ou educadores já ouvimos esta pergunta?
A pergunta aparece no decorrer do desenvolvimento cognitivo e deve ser promovida, especialmente na primeira infância.
Contar histórias, uma e outra vez, é criar laços, estimular a imaginação e possibilitar a expressão criativa e reflexiva da criança. Ao longo da leitura a criança vai construindo as suas imagens interiores e ampliando seu universo de forma guiada, acompanhada e partilhada com aquele que as conta, criando com ele a cumplicidade de quem partilha um segredo.
Parte 1
5 Sugestões nas Leituras de Conto
1- Escolher cuidadosamente os livros: a escolha dos livros deverá ter em conta os gostos pessoais da criança e a faixa etária a que se destinam. Escolher livros muito extensos, complexos ou nos quais a criança não se sinta identificada poderá fazer com que disperse a sua atenção.
2- Envolver e Perguntar: no decorrer do conto a criança deve sentir-e envolvida e motivada a descobrir o final da história. As paragens durante a leitura com perguntas relacionadas com a história ajudam a consolidar o conteúdo e a despertar a curiosidade para o desenvolver da história. Aproveite cada ilustração e cada momento para fazer perguntas estimulando a apreensão de novos conteúdos. Ex: “Quantos patos estão no lago? De que cor é o telhado da casa?”
3- Teatralizar: o universo infantil está sempre alerta e receptivo a novas emoções. Enfatizar a história teatralizando e enriquecendo-a com músicas e dramatizações ajuda a captar eficazmente a atenção do pequeno leitor. Quanto mais dramatizada for a leitura mais enriquecedora pode ser a experiência.
4- Inserir na rotina diária: de modo a que o livro e a leitura possam fazer parte do dia a dia da criança, potenciando-se os hábitos de leitura, é importante inseri-la na sua rotina diária. Por exemplo, associar a leitura de conto à hora de dormir pode ser uma excelente estratégia para tornar o final de dia em família num momento de partilha evitando as normais oposições por parte das crianças.
5- Repetir: repetir, repetir, repetir…. Para uma criança o livro não termina quando é lido uma vez, deve ser sido lida uma e outra vez até ficar totalmente assimilado. A leitura repetida da mesma história permite-lhe reviver o momento e captar pequenas nuances a cada leitura. Quando achar que a criança já é capaz proponha-lhe que seja ela a contar a história, vai perceber quais os pontos que lhe retiveram maior atenção e potenciar a sua imaginação.
Dicas:
- Informe-se: O Plano de Leitura Ler+ ajuda a escolher os livros adaptados a cada faixa etária e que melhor se ajustam aos interesses do seu filho. http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
- Pergunte: Pergunte aos educadores e amigos do seu filho dicas de leitura e troque as suas experiências
- Partilhe: as bibliotecas públicas possuem uma enorme variedade de livros infantis prontos a ser partilhados, mas se preferir proponha aos seus amigos/educadores a troca de livros, lembre-se que além de caros os livros têm um período de enfoque relativamente pequeno, acabando por, em poucos meses, ficar desfasado da faixa etária do seu filho. A troca de livros pode funcionar como uma troca de experiências e instigar na criança a partilha quer dos seus brinquedos quer das suas opiniões.
A leitura de contos animada (em teatro de mesa, teatro de marionetes, flanelógrafo ou outras técnicas) pode ser um excelente momento em família.
Locais a descobrir:
- Catrapás, Catrapás… Cucu vêm atrás- leitura de contos Ler+ – a decorrer mensalmente no Helen Doron Gaia- adultos + criança dos 3 aos 7 anoshttp://www.viva-porto.pt/Geral/helen-doron-gaia-recebe-quarto-encontro-de-leitura-de-contos-em-familia.html
- Storytelling Fnac Kids GaiaShoppping – leitura de contos em inglês- a decorrer mensalmente no Espaço Fnac Kids – adultos + criança dos 3 aos 9 anoshttps://www.facebook.com/helendorongaia/photos/a.1005643492820591.1073741828.1005133749538232/1441575179227418/?type=3&theater
- Workshop de leitura e expressão plástica- – leitura de contos em inglês- a decorrer mensalmente no El Corte Inglês – adultos + criança dos 3 aos 9 anoshttp://elmag.pt/agendas/workshop-de-ingles-para-criancas-carla-ximenes-2/
Deixe uma resposta