Academia Bébinhas

Hoje venho falar-vos um pouco do nosso grupo de crianças na Academia Bébinhas.
E porquê?
Porque trabalhamos com um único grupo de diferentes idades – um grupo heterogéneo e com um número reduzido de crianças.
Porque foi essa a forma de trabalho foi por nós escolhida?
Sabemos que são diversos os factores que influenciam o funcionamento de um grupo, como, por exemplo, as características individuais de cada criança. Contudo, a interação em diferentes etapas do desenvolvimento e as diversas experiências são facilitadoras de novas aprendizagens.
Por essa razão é importante fomentar o trabalho em grupo e em pares, tentando formá-los com as diferentes idades; onde os mais novos se sentem ajudados, levando a que os mais crescidos se sintam responsabilizados e realizados.
Há uma maior exigência feita ao educador, uma vez que é necessário refletir e avaliar a sua prática e cada criança, de forma a dar respostas de qualidade que correspondam aos interesses individuais.
Às vezes deparamo-nos com alguma resistência inicial, alguma apreensão por parte dos pais, mas que rapidamente se desvanece, pois ressaltam os aspetos positivos desta forma de trabalho pedagógico:
- Facilita a adaptação das crianças mais novas à sala e rotinas, que se sentem protegidas pelas mais velhas;
- Fomenta nas crianças que já estão na sala um sentido de segurança e de realização, pois estas sentem-se mais responsáveis pelas mais novas e aumentam os seus sentimentos de competência;
- Aumenta o espírito de entreajuda e de solidariedade entre as crianças e desenvolver as competências sociais como a cooperação e respeito pelo outro;
- Rentabiliza o momento de repouso dos mais novos para reforçar as aprendizagens das crianças mais velhas.
É nosso objetivo desenvolver competências, mas sobretudo e mais importante, queremos as nossas crianças felizes!!
Até breve
Deixe uma resposta