Primeiro de tudo, o maior erro das pessoas quando vão comprar uma base é experimentarem-na no pulso ou na mão, GRANDE ERRO! Porquê?
Na maioria das vezes a pele do nosso pulso não tem a mesma tonalidade do nosso rosto, depois vão à loja reclamar que o produto não tem nada a ver com o que viram lá “ai as vossas luzes enganam muito” CLARO! Sabiam que o nosso estado de humor altera a nossa tonalidade de pele? Mais uma razão para seguirem o que vos digo. A forma correcta para experimentarem uma base antes de a comprarem é colocar um bocadinho no vosso colo, fica onde termina o vosso pescoço, abaixo da “maçã” junto aos ossos estão a ver? Isto porque o nosso pescoço suporta o nosso rosto logo o tom de pele nessa zona é o mais aproximado possível de onde a queremos aplicar, para não esquecer que podemos ter maquilhagem na altura em que estamos na loja e como é lógico não vamos estragar o que já temos na cara (como se vê na maioria dos sítios).
O objectivo em usar uma base é equilibrar o tom do produto com a cor da pele
Como o maquilhador quer que a pele apareça, varia de trabalho para trabalho – todos os cenários diferem. Num trabalho o maquilhador pode querer que a pele tenha brilho, enquanto que noutros trabalhos, pode querer uma base de cobertura mais antiquada ou um acabamento mais natural, como se não houvesse nenhuma base aplicada.
Escolher que tipo de produto usar é um dos maiores desafios que um profissional ou até mesmo uma pessoa comum pode enfrentar no mundo da maquilhagem. Eis umas dicas para ajudar a compreender melhor esta questão.
Diferentes bases
COBERTURA TOTAL/ FULL COVERAGE
Este tipo de base dá à pele uma aparência mais perfeita, sem falhas. Uma boa cobertura pode efetivamente cobrir cicatrizes, descoloração e manchas (quase como um corretor) – em todo o rosto. Essas bases também funcionam bem em tons de pele amarelas e escuras.
Para obter uma base impecável em qualquer tipo de pele, dilua a base de cobertura total ou a base em stick, misturando-a com um hidratante puro e fluido.
LIVRE DE ÓLEO / CONTROLO DE ÓLEO / OIL FREE
Ótima para pele oleosa, esta fórmula pode ajudar a manter o brilho à distância, criando um acabamento com textura mate. Normalmente, “sem óleo” significa que não contém lanolina ou óleos minerais (estes são os óleos que tendem a tapar poros e causar sensibilidade).
BASES DE ILUMINAÇÃO
Esta é uma base que deixa um brilho e acabamento luminoso na pele. Algumas bases iluminantes podem conter pequenas pérolas e partículas brilhantes. Ao trabalhar em sessões de fotos, pode fazer com que a pele pareça gordurosa.
HIDRATANTE
A melhor base para tipos de pele seca a normal, proporciona hidratação extra e funciona bem na pele madura. Muito aconselhável.
CREME PARA PÓ
Esta fórmula tem uma textura mais tradicional e geralmente vem compacta. É cremoso e seca para um acabamento em pó. As fórmulas de creme a pó dão um acabamento médio, o que é ideal para a pele que precisa de mais cobertura do que uma base líquida, mas não tanto quanto a cobertura total.
BASE EM PÓ
Melhor resultado na pele oleosa, pois não é líquida ou húmida, a base em pó proporciona um acabamento fosco e não reflexivo para a pele. Outra vantagem é que pode ser aplicada com pincel.
MOUSSE
Um produto que proporciona uma cobertura leve como um brilho natural ou um acabamento mate , bases em mousse, são sensíveis à luz na pele.
HIDRATANTE COM COR/ BB CREAM
Uma combinação entre um creme hidratante e alguma cor, o hidratante colorido é perfeito para relaxar o tom da pele. Dá uma cobertura muito leve e penetra facilmente. Para peles jovens.
Tente usar cremes hidratantes coloridos se a sua pele estiver fresca, e quiser uma aparência leve e pura para equilibrar qualquer mancha.
APLICAR BASE
- Certifique-se de que sua pele está limpa e hidratada. (ver vídeo de artigo do mês de Março) Deve esperar alguns minutos para o hidratante se instalar na pele antes da aplicação. Se o rosto estiver húmido e pegajoso, isso pode fazer com que a base se obstrua e pareça desigual. Tente usar uma loção não pegajosa que não seja gordurosa ou use um óleo facial, como o bio-óleo.
- Deite uma pequena quantidade de base no rosto em pequenos pontos na testa, no nariz e no queixo e bochechas. Os profissionais preferem usar uma paleta em vez da aplicação directa no rosto.
-
Misture a base com um pincel, esponja ou a ponta dos seus dedos. Certifique-se de que é totalmente misturado para criar um visual natural e sem defeito e sempre de forma rápida e leve em movimentos circulares, isto impedirá que a cor pareça obstruída. Não esquecer as orelhas e debaixo do queixo, não encobrir as sardas naturais ou as bochechas rosadas.
- Verifique a aplicação na luz natural para se certificar de que a base está devidamente misturada. Se precisar de mais cobertura, aplique corretor em áreas específicas ao invés de adicionar mais base.
Deixe uma resposta