O riso
O riso é algo que nos fascina em qualquer criança e se vemos alguém rir presumimos que esteja a sentir-se feliz, pelo menos, naquele momento. Assim, estaremos todos de acordo de que o riso é positivo nas nossas vidas.
Além das primeiras palavras, um dos momentos de grande entusiasmo por parte dos cuidadores de um bebé é a sua primeira gargalhada… algo que nos transmite uma emoção maravilhosa…
À medida que nos desenvolvemos enquanto seres sociais, neste mundo moderno, vamos tendo de nos adaptar a diferentes contextos e, na maior parte do tempo, a partir dos 6 anos, muito cedo, frequentamos os estabelecimentos de ensino comuns que, para cumprirem os programas definidos superiormente exigem muito trabalho por parte do professor e dos alunos… E aqui começamos a deixar de viver a infância no seu devido tempo… com uma carga horária excessiva e sem tempo para ser criança, sem tempo para RIR…
Estes momentos lúdicos de riso são extremamente importantes para o nosso desenvolvimento enquanto crianças mas também enquanto adultos. O riso estimula a produção das hormonas da felicidade, endorfinas, as mesmas que se produzem quando comemos chocolate, quando bebemos café, aquando do consumo de bebidas alcoólicas ou durante as relações sexuais.
Então, o Riso é uma ferramenta que temos sempre à mão e que com o tempo, as regras, a pressão deixamos de usar…
Rir no dia-a-dia
Têm sido feitos vários estudos neste sentido e podemos afirmar que 10 minutos de riso são o suficiente para reenergizar o organismo, tornando-nos mais criativos, aumentando a concentração, os níveis de relaxamento, entre muitos outros benefícios.
Já pensaram como tudo poderia funcionar melhor com um pouco mais de riso no dia a dia? As relações humanas seriam melhoradas e cada pessoa iria sentir-se bem melhor individualmente.
Uma curiosidade: o nosso cérebro não distingue se estamos a rir de verdade ou se estamos a rir fingido. Assim, em ambas as situações tiramos o mesmo benefício.
Além disso, podemos começar por fingir o riso mas logo atingimos o riso verdadeiro e se tivermos companhia para rir, com mais facilidade isso acontece.
Assim, quero deixar-vos a mensagem de que, por vezes, não precisamos de fenómenos muito complexos para obtermos o positivismo no nosso quotidiano… porque “rir é o melhor remédio”.
Feliz Verão com deliciosas Gargalhadas!!!
Deixe uma resposta