Olá a todos,
É chegada mais uma TÁTI, com uma maleta de canções para (en)cantar e muito para partilhar. Estou muito honrada e grata pelo convite para fazer parte desta família BEBÉU. Vamos lá criar momentos únicos, fazer bons eventos, muitas partilhas e gente feliz!
Conheci a Raquel Pacheco Neves num dos eventos de networking da Brands & Motion, onde trocámos ideias, descobrimos alguns interesses em comum e tive a oportunidade de conhecer o projeto BEBÉU, com o qual me identifiquei desde o primeiro momento. E ainda não deixei de me surpreender com a energia, o dinamismo e a proatividade desta mentora; com a qualidade dos eventos, as parcerias estratégicas que aproximam os pais/mães (e futuros pais/mães) dos melhores serviços, produtos e redes de aconselhamento; com a proximidade e cumplicidade que há em toda a equipa; com a forma como me fizeram sentir “da família”.
Sobre mim
Passo a apresentar-me. Sou uma pessoa sensível e comunicativa, de personalidade mediadora, que vibra com o ambiente intimista entre crianças e adultos, uma vez submersos na atmosfera musical.
O meu fascínio pela música para a infância começou em 2007, quando comecei a dar aulas de expressão musical numa escola de música, a crianças com 4 e 5 anos. Rapidamente me envolvi em diferentes projetos musicais destinados a bebés e a famílias, como as oficinas de música ou os concertos participados. Com o tempo tive a oportunidade de explorar diferentes abordagens pedagógicas e variados repertórios, pesquisei, estudei e fui esboçando a minha própria dinâmica.
É um trabalho gratificante, que desafia continuamente as nossas competências artísticas, técnicas, pedagógicas e que exige reinventar semanalmente planos de sessão com novos estímulos, repertório musical, dinâmicas, objetos sonoros e também novas abordagens metodológicas, de forma a potenciar aprendizagens de uma forma gradual e construtiva.
As minhas oficinas são de carácter livre, de participação espontânea, com muito movimento. Defendo um carácter eminentemente acústico para estas sessões e a utilização de objetos, estímulos e estratégias plurais. Inspiro-me em contributos de diferentes pedagogos, privilegiando os métodos da pedagogia musical ativa e a teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon.
A música faz bem!
Em idade pré-escolar, a educação musical vai muito além da criação de pré-requisitos para a formação de futuros músicos ou apreciadores de música; é antes de mais uma educação pela música, que potencia o desenvolvimento da criança nas esferas cognitiva, socio-emocional, psicomotora.
Benefícios da música
Resumi em seguida os principais benefícios da música para o desenvolvimento infantil (em cada estádio de desenvolvimento trabalham-se dimensões diferentes):
- Promove o desenvolvimento psico-motor, a relação com o seu corpo, a motricidade, a coordenação, a orientação no espaço, a expressão corporal;
- Potencia o desenvolvimento socio-afetivo, o autocontrolo, a descoberta dos outros, a socialização, a aprendizagem da partilha, a autonomia, a autoestima;
- Estimula o desenvolvimento cognitivo, a perceção, a atenção e concentração, a memória auditiva, o raciocínio lógico;
- Promove o desenvolvimento artístico, a audição ativa, a sensibilidade musical, o espírito crítico, as potencialidades da voz, do corpo e de diferentes fontes sonoras.
E agora, vamos fazer música juntos?
Estamos a cozinhar oportunidades musicais quentinhas para as famílias BEBÉU, a divulgar já nos próximos artigos. Até lá, muitos sorrisos!
Deixe uma resposta