Início do Ano Letivo
Neste início de ano letivo, como em qualquer outro, as emoções na comunidade escolar são muito divergentes. O entusiasmo com o novo material escolar, o regresso à companhia dos amigos, a ansiedade de separação da família, a dificuldade de adaptação a meios desconhecidos, entre outras situações, são alguns dos exemplos.
Atenção, que não me estou a referir apenas aos alunos, mas também ao pessoal docente e aos técnicos operacionais que de ano para ano, cada vez mais, não sabem o que lhes espera.
Esta situação emocional, mesmo parecendo irrelevante, acaba por refletir-se em simples situações do quotidiano escolar. A ansiedade, medo, stress, pânico são conceitos cada vez mais comuns…
Adaptação ao horário letivo
Regressamos de férias, entrando numa fase de rotina e com horários em que, principalmente os mais pequenos (ensino básico) têm de estar sentados e concentrados em tarefas propostas por entidades superiores.
Cada vez mais crianças são avaliadas com problemas de concentração, memória, depressão, …
Será que as nossas crianças estão a ser realmente crianças no devido tempo?
Por que Rir mais?
Como referi no artigo anterior, neste blog, o riso tem inúmeros benefícios para a nossa saúde mental e física.
As crianças, com toda a responsabilidade que lhes queremos incutir, com tantos objetivos, tantas ocupações, deixam de ter tempo e espaço para ser o que realmente são por Natureza, CRIANÇAS. E, caros leitores, quando pensamos em criança, automaticamente, criamos no nosso imaginário uma imagem fascinante de um pequeno ser humano em que se destaca um lindo e luminoso sorriso… E estamos a destruir o que de melhor temos na mais tenra idade.
Rir na Escola: o desafio!
O Yoga do Riso na escola é praticado na turma, com a presença e participação do professor. É trabalhada a relação entre todos os membros da turma. As crianças aprendem a olhar-se nos olhos, a interagir com todos os elementos do grupo, a tocar os colegas com respeito (com abraços, cumprimentos, dança, …).
Esta atividade lúdica pode ser praticada por um período de 15 minutos, é o suficiente para reenergizar o corpo, para que todos libertem a energia armazenada e que precisam exteriorizar e também aprendem a relaxar, a acalmar sozinhos.
Basta um curto período de tempo para aumentar o nível de concentração, criatividade, motivação, bem-estar geral. Além disso, com o tempo, o próprio professor acaba por perceber que pode usar o riso como ferramenta no seu dia-a-dia profissional.
O Sucesso
Com este desafio aceite, teremos crianças mais felizes, pois riem e são mais positivas perante as dificuldades com que se deparam ao longo da vida, tornando-se adultos autoconfiantes, independentes, realizados e com amor-próprio.
E quando o amor que temos por nós mesmos é genuíno e aceitamos o que somos, então somos capazes de ter prazer na companhia dos outros, não dependendo de ninguém para sermos felizes. Este é um caminho que se faz desde cedo.
Deixem as vossas crianças serem crianças, deem-lhes tempo e espaço… e RIR como ri uma criança!
Deixe uma resposta