• Skip to primary navigation
  • Skip to main content

Bébéu

Parents & kids developer

  • Sobre
  • Empreendedorismo
  • BébéuBlog
  • BébéuTV
  • Serviços
  • Contacto

Deixar o ninho

Setembro 28, 2017 By Isabel Costa Leave a Comment

“Olá, eu sou a Isabel, tenho 25 anos e ainda moro em casa dos meus pais”.

Podia muito bem ser uma reunião da Gen X e Z Anónimas, onde millennials e centennials podem finalmente desabafar sobre a falta de oportunidades e de condições para começar uma vida independente e estável, sem serem obrigados a ouvir que “são preguiçosos, só querem saber dos telemóveis e dos Facebooks” ou que “eu, aos 12 anos, fiz-me à vida e fui trabalhar”. Ai, desculpem, agora fiquei confusa, porque podia jurar que me disseram que era através de uma educação COMPLETA QUE TERIA MAIS OPORTUNIDADES.

Eu não sou exemplo nenhum, eu sei. Acreditem que não sou nenhuma workaholic. Até me considero uma pessoa criativa q.b. e bastante desembaraçada, mas nunca me preocupei em aplicar essas qualidades à procura de oportunidades profissionais. Assumi que não ia precisar, se me concentrasse nos estudos. Posso dizer a verdade? Eu quero um bom emprego, quero. Quero ir trabalhar sem que o pensamento de passar um dia num determinado sítio me dê vontade de guinar o carro contra o rail de uma ponte. Se tenho a ambição de ser extremamente bem-sucedida, sabendo o quanto isso por vezes custa à vida pessoal? Nem por isso.

Tal como nem todas as mulheres queriam ser donas de casa, nem todas as mulheres hoje querem ser diretoras executivas.

Não é uma questão de género. Não é por eu ser mulher que prefiro dedicar mais tempo e esforço à minha vida pessoal do que à profissional. Sinto, no entanto, que fico inevitavelmente excluída do grupo muito admirado (e apropriadamente assim o é) das mulheres empreendedoras. Aliás, se me fantasiasse de Rosie the Riveter, o meu lema teria de ser “We CAN do it, but I don’t really want to”.

Bem, esperem, preciso de esclarecer melhor isto. É que se um potencial empregador vir isto estou lixada. Primeiro, não, não sou preguiçosa. Não quando é preciso trabalhar. A preguiça faz parte de mim, mas vamos lembrar-nos do que Bill Gates disse sobre nós: “Eu escolho uma pessoa preguiçosa para completar um trabalho difícil, porque uma pessoa preguiçosa encontrará uma forma fácil de o fazer”. Eficiência é algo que podem esperar de mim.

Segundo, eu admiro MUITO todas e quaisquer mulheres que arregaçam as mangas e põem mãos à obra. O sacrifício que muitas delas fazem para atingir os seus objetivos e alcançar os seus sonhos é algo excecional. E acredito que, caso fosse essa a minha ambição, era também essa a minha escolha, sem vergonha nenhuma de ser implacável.

Por agora, a minha ambição é sair de casa. Eu adoro os meus pais, adoro a minha irmã, e tenho a certeza de que vou passar 1/3 do meu tempo em casa deles de qualquer forma. Por outro lado, desde os 18 anos que sonho em ter o meu ninho, com as minhas coisas, as minhas regras e a minha falta de regras. Quero tentar, falhar, aprender e sobreviver, mas sei que não o posso fazer ainda. Até lá, vou fazendo o que posso para tornar esse objetivo possível. E estou pronta para trabalhar, não no duro, mas de forma ‘preguiçosa’ para o fazer.

Work smarter, not harder.

E estes ninhos de merengue são muito fáceis de fazer.

Ingredientes

(para cerca de 15)
  • 8 claras de ovos L
  • 300g de açúcar

Preparação

  • Em duas folhas de papel vegetal, desenhar círculos com cerca de 5cm. Depois, virar as folhas para que o merengue não fique a tocar diretamente na tinta ou nas marcas de lápis. Colocar as folhas em tabuleiros para ir ao forno.
  • Bater as claras em castelo. Primeiro, a baixa velocidade até criar espuma e, depois, aumentar até média velocidade enquanto juntam, gradualmente, o açúcar. Continuar a bater até se formarem picos rígidos ao levantar as varetas. Não batam demasiado!
  • Transferir o merengue para um saco de pasteleiro e, começando no centro do círculo, preencham-no. Nas bordas, acrescentar um ou dois círculos exteriores (quantos mais, mais alto fica o ninho).
  • Levar ao forno pré-aquecido a 100ºC por cerca de 1h30. Depois, desligar e deixar os merengues no forno durante mais 30 minutos.
  • Retirá-los com cuidado do papel e deixá-los arrefecer completamente. Depois, armazenar em sacos ou recipientes herméticos, ou congelar se não planear em usá-los nos próximos 3 ou 4  dias.
  • Pode preencher os ninhos com compotas ou chantilly, usar doce de ovos para uma extra gulosice ou qualquer outro topping que vos pareça delicioso!

Talvez lhe interesse

  • As cólicas. As malditas das cólicasAs cólicas. As malditas das cólicas
  • A tecnologia e as nossas crianças: qual é o nosso papel?A tecnologia e as nossas crianças: qual é o nosso papel?
  • A magia dos domicíliosA magia dos domicílios
  • A psicologia e as crianças a visão da Psicóloga LetíciaA psicologia e as crianças a visão da Psicóloga Letícia

Share this:

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Filed Under: Empreendedorismo, Outras Tagged With: filhos, merengue, ninho, pais, sair, sobremesa

Isabel Costa

Em pequena decidi ser veterinária porque adorava – e ainda adoro – animais, até um dia alguém me avisar que não ia poder passar os dias a fazer-lhes festinhas e poderia ter que tomar decisões difíceis se ficassem muito doentes.
Depois, no ensino básico, pensei que ser a Tomb Rai… Ups, que ser arqueóloga seria a melhor opção para mim pois não me parecia haver nada mais entusiasmante do que passar o dia a explorar túmulos de faraós, até alguém me apontar que passaria mais tempo a escovar terra de coisas do que a descobrir monumentos fantásticos.
Então, a Ciência tornou-se o meu caminho e decidi ser enfermeira, até eu própria descobrir que não era essa a minha vocação.
Hoje, sou estudante na área editorial. Posso parecer uma miúda confusa, mas eu gosto de pensar que sou uma mulher de muitas paixões! E aqui vou partilhar com vocês uma das minhas mais antigas e favoritas: a pastelaria. Espero que gostem de me acompanhar enquanto eu descubro e experimento os mais diversos docinhos.

Newsletter Bébéu

Deseja receber notícias exclusivas Bébéu?

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © 2021 · BEBEU.PT

loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.