Feliz dia Mundial da Alimentação
Dia 16 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e todos nós enquanto pais, educadores e cuidadores nos preocupamos constantemente com a educação das nossas crianças.
Manuais
Neste artigo, partilho convosco três manuais do Ministério da Educação, que serão úteis para vos dar dicas de como escolher os melhores alimentos, de como os confeccionar, de como a roda dos alimentos nos ajuda e até de como conseguir economizar nas compras.
Hoje em dia assistimos a um aumento alucinante de casos de obesidade, sendo que muitos desses casos são verificados em idades cada vez mais jovens. Muitas crianças dizem não gostar de luguminosas e de frutas, mas se conversarmos com elas apercebemos-nos que efectivamente nunca comeram determinado legume ou fruta, portanto não podem dizer se gostam ou não.
A questão da Alimentação é uma questão mais complexa do que inicialmente aparenta, porque além de termos que educar a criança na sua alimentação nós, enquanto educadores, temos também que educar as famílias na questão alimentar.
Sugiro a todos os papás que consultem os manuais que partilho junto com este artigo e em caso de dúvida falem com a educadora/ professora do seu educando pois a sua dúvida pode ser a dúvida de mais famílias e pode-se organizar uma sessão com uma nutricionista para esclarecer todas as questões.
A fim de familiarizar a criança com todos os alimentos sugiro que, sempre que possível (ou então defina 1/2 dia/s da semana), chame a criança para junto de si e juntos confeccionem a refeição em conjunto. Ajuste as tarefas á idade da criança para que a mesma se sinta sempre motivada e não frustrada, e pergunte á criança que prato ela gostaria de ajudar a preparar. Assim será certamente uma confecção culinária divertida.
Pode encontrar aqui. Aqui também outro manual. E ainda este sobre alimentação saudável.
As crianças e a alimentação
Quando as crianças se sentem parte integrante de algum projeto, seja ele qual for, ficam mais motivadas e o mesmo acontece com a Alimentação, quando prepararam uma refeição vão certamente querer prová-la. Pode aproveitar para confecionar os alimentos “mais difíceis” ( leguminosas em regra) para que o seu filho depois queira provar. Fica a dica.
Espero ter ajudado.
Divirtam-se na cozinha e façam o vosso estômago feliz 🙂
Deixe uma resposta