Este post complementa o post anterior, pois o contorno e o iluminador estão interligados de certa forma embora cada um deles tenha um papel diferente.
Contornar cria ilusões na face
É a arte de criar uma sombra e realçar a escultura facial, por outras palavras, acentua as características do nosso rosto. Um exemplo principal disto está nas maçãs do rosto: realçando/iluminando sobre o osso e sombreando dramaticamente abaixo, irá desenhar as maçãs do nosso rosto.
Para que entenda verdadeiramente o acto de contornar é necessário entender a estrutura facial. O contorno pode ser usado como uma ferramenta para criar a ilusão de equilíbrio e simetria na face.
Até mesmo a forma mais subtil de contornar tem o poder de transformar, criando um look natural sem a necessidade de adicionar cor e “maquilhagem.” O contorno também pode ser feito a um nível mais óbvio, particularmente em moda onde é uma característica deliberada da maquilhagem.
O contorno pode fazer o seguinte
★ Definir mais as maçãs do rosto
★ Definir a zona do queixo
★ Minimizar uma testa larga
★ Criar lábios mais cheios
★ Endireitar e / ou estreitar um nariz mais largo / maior
★ Levantar a flacidez dos olhos dando profundidade
O importante a saber é que as cores escuras recuam e tornam as coisas mais pequenas e as cores mais claras fazem com que tudo pareça maior e mais próximo. Use sempre uma cor mate ao criar sombreados. Para alcançar um visual de contorno natural, deve usar entre duas e três tonalidades mais escuras do que o seu tom de pele.
Produtos mate (opacos) ou com brilho podem ser usados para iluminar/ destacar, embora, para peles mais maduras, recomendam-se os mate porque os produtos com brilho acentuam as linhas finas e as rugas. Só nas peles mais maduras, ou seja peles acima dos 40.
A forma como mistura os produtos determina o aspecto natural do contorno, ou seja quanto melhor misturar, mais natural ficará, ao contrário, se misturar pouco irá parecer com um aspecto mais artificial e marcado.
Deve verificar sempre todos os ângulos do seu rosto à luz natural antes da conclusão para garantir que não haja marcas óbvias. Não esquecer que o iluminar é o oposto do contornar. No caso das maçãs do rosto, para dar forma ao rosto traçamos o contorno por baixo da maçã do rosto com tons mais escuros, já o iluminador é aplicado onde a luz atinge o osso – acima da maçã do rosto, ligeiramente acima do blush.
Dicas de ouro
O iluminador é aplicado em zonas como canto inferior do olhos, centro do nariz, abaixo da curva da sobrancelha, queixo, parte superior do lábio (abaixo do nariz) e maçãs do rosto, são chamados os pontos de luz. Na ausência destes, o rosto fica apagado.
Deixe uma resposta