• Skip to primary navigation
  • Skip to main content

Bébéu

Parents & kids developer

  • Sobre
  • Empreendedorismo
  • BébéuBlog
  • BébéuTV
  • Serviços
  • Contacto

Brincadeiras para bebés até aos 6 meses

Outubro 23, 2017 By Raquel Pinto Leave a Comment

Hoje sabemos que é através de brincadeiras que os pequenotes começam a aprender mais acerca do mundo à sua volta, a descobrir o seu corpo e a experimentar diferentes sensações. Todas as tarefas básicas relacionadas com a alimentação, higiene e sono são aprendidas e amplamente explicadas aos pais. No entanto, nem sempre é fácil saber que tipos de atividades, jogos e brincadeiras podemos experimentar com eles, sobretudo quando se tratam de bebés mais pequeninos.

Apesar de os níveis de interacção serem mais baixos em bebés mais pequenos, não quer dizer que brincar com eles não seja importante. Efectivamente, é através do brincar que o bebé vai encaixar toda a informação que vai recebendo do meio envolvente, factor fundamental para o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo. Este tipo de interacções tem ainda a vantagem de tornar os momentos passados entre pais e bebés mais divertidos e é benéfico ainda na criação de vínculos afectivos.

Ficam alguns exemplos de actividades muitos simples que podem tentar em casa com os vossos bebés.

Dos 0 aos 3 meses

Nos primeiros meses de vida, as brincadeiras deverão centrar-se sobretudo nos sentidos do bebé, através do toque, da visão, do olfato e da audição.

Convém referir que, com idades tão precoces, a repetição é a chave do sucesso. Certamente, muitas brincadeiras não terão impacto algum na primeira tentativa. Outro fator que é importante ter em conta relaciona-se com o nível de atenção do bebé, que pode variar bastante, dependendo da sua idade, do seu temperamento e até do humor do momento. Por vezes, o bebé pode ficar envolvido numa atividade por 15 minutos, mas outras vezes a brincadeira terá de ser trocada a cada 5 minutos.

  • Diferentes texturas

Experimente tocar nas várias partes do corpo do seu bebé com diferentes objetos: uma bola simples, uma bola de picos, uma pena, um pincel, algodão…  Vale tudo para deixar o bebé mais relaxado e proporcionar-lhe uma nova experiência sensorial.

  • Dançar

Experimente colocar uma música calma (sem exagerar no volume) e segure o bebé nos braços, apoiando o seu pescoço, para dançarem juntos pela casa com movimentos suaves.  Quando os braços começarem a ficar cansados, deite o bebé de modo a que ele possa continuar a acompanhar a dança. Movimentos exagerados e engraçados, como rebolar ou balançar braços para cima e para baixo, são especialmente cativantes para crianças mais pequenas.

 

  • Cantar

Para além de dançar, cante! Cante muito! Comece com as clássicas canções infantis portuguesas, como “O Balão do João”, “Olha a Bola Manel”, “Doidas andam as Galinhas”, entre tantas outras. Procure fazer vozes diferentes, mudar o tom, cantar mais baixinho e, de repente, mais alto, e incluir o nome do bebé na música. Acrescente outros sons e ruídos engraçados e diferentes objetos ao número musical, como um fantoche ou até uma meia colocada em cima da sua mão. É garantido que o seu bebé vai adorar.

  • Avião

Segure o bebé com a barriga para baixo, apoiado nos seus antebraços, e balance-o suavemente de um lado para o outro. Para além de divertido, é um óptimo exercício para estimular o sistema vestibular e a sustentação da cabeça.

  • Barriga para baixo!

Deixe o bebé passar curtos períodos de tempo de barriga para baixo em cima de uma toalha mais felpuda ou de um edredom. Esta posição permite o fortalecimento dos músculos das costas e do pescoço, fundamental para a aquisição da posição de sentado.

Tendo em conta que é uma posição cansativa, comece com apenas dois/três minutos, algumas vezes por dia, e aumente gradualmente o tempo.

  • De onde vem o som?

Experimente abanar um guizo/chocalho não muito barulhento perto de uma das orelhas do bebé, de forma a que ele vire a cabeça na direção do som escutado. Repita, desta vez na orelha oposta. Para além de estimular a audição, este jogo ajuda ainda a trabalhar a sustentação do pescoço.

Dos 4 aos 6 meses

Nesta fase, o bebé já começa a ficar mais ativo e mais interativo. Vai aprender, por exemplo, a virar-se de um lado para o outro e a sentar-se. Outra novidade é a habilidade de segurar, manipular e levar objetos à boca, algo que o ocupará por logos períodos e exigirá atenção redobrada por parte dos pais e cuidadores. É importante a seleção de brinquedos de diferentes texturas e formatos que possam ser colocados na boca, de forma a potenciar esta fase da exploração. Escolha objetos grandes, que não possam ser engolidos, macios, laváveis e que não soltem pedaços. Mas atenção à quantidade de brinquedos disponibilizados! Quando são apresentados demasiados brinquedos ao mesmo tempo, o bebé acabará por ficar irritado porque não sabe para onde dirigir o olhar ou no que deve tocar. É necessário saber reconhecer o interesse do bebé e permitir que explore cada brinquedo na sua totalidade, respeitando o que é esperado para cada fase.

  • Escondidas

O jogo do “cu-cu” é um clássico e continua a fazer as delicias dos bebés logo a partir dos 3/4 meses. Tape a cara com as mãos, com um lenço… e as risadas são garantidas!

Nesta fase, o jogo pode ainda ser realizados com os objectos preferidos do bebé, que podem ser escondidos momentaneamente.

 

  • Bolinhas de sabão

As famosas bolinhas de sabão são simplesmente irresistíveis e são ótimas aliadas para as crises de choro. Agora que a visão do seu pequenote está mais desenvolvida,  já será capaz de as acompanhar e focar. Para além disso, se as tentar alcançar, está ainda a desenvolver a coordenação óculo-manual.

  • Bebé no elevador

Segure o bebé no colo e realize um “mini agachamento”: desça em direção ao chão e volte a subir, contando os “andares que vai percorrendo” ao mesmo tempo (não é necessário agachar-se até ao chão!).

  • De rastos!

Em cima da cama, deite o bebé de barriga para baixo em cima de um lençol ou mantinha. Puxe a mantinha para um lado e para o outro, para frente e para trás. Esta brincadeira estimula o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos do pescoço. Para além disso, exercita o apoio do corpo nos antebraços, que no futuro permitirá a libertação do polegar e indicador, facilitando a exploração de objectos com as mãos, nesta posição, e permitindo os primeiros movimentos de pinça.

Nesta fase, nas horas de brincadeira de barriga para baixo, os brinquedos podem ainda ser colocados a uma maior distancia, de forma a que o bebé os tente alcançar e agarrar.

 

  • Sentar

A partir do 4º mês os pequenotes passam a controlar a cabeça de forma mais eficaz, o que permite brincadeiras na posição de sentado, sempre com ajuda e apoio (por exemplo, sentando o bebé encostado a um adulto ou utilizando a almofada de amamentação).

Nesta posição, o bebé pode ser incentivado a sustentar o pescoço, dando-lhe as mãos e balançando-o delicadamente para frente e para trás.  As brincadeiras com guizos e chocalhos continuam a ser uma boa fonte de estímulo. Escolha um guizo colorido (de forma a trabalhar também a visão) e abane-o de um lado para o outro, de baixo para cima, para a frente e para trás.  – o bebé irá acompanhar os seus movimentos, trabalhando-se a componente auditiva e a percepção de profundidade visual ao mesmo tempo que se estimula a nova posição.

  • Muitos pontapés

Coloque bolas ou outros objetos que prendam a sua atenção perto dos pés do bebé, para que tente pontapeá-los. Esta atividade muito divertida ajuda a fortalecer os músculos das pernas e estimula a coordenação óculo-pedal.

  • Lençol voador

Deite o bebé com a barriga para cima e mova um lençol ou um tecido colorido para cima e para baixo em cima da cabeça do pequenote, com a ajuda de outro adulto.

Talvez lhe interesse

  • Actividades de Natal para toda a famíliaActividades de Natal para toda a família
  • Actividades ao ar livre para toda a famíliaActividades ao ar livre para toda a família
  • Brincadeiras e actividades para crianças dos 2 aos 3 anosBrincadeiras e actividades para crianças dos 2 aos 3 anos
  • Férias à vistaFérias à vista

Share this:

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Filed Under: Outras Tagged With: actividades, aprender, aprender mais, bebé, brincar, desenvolver, dicas, idade, mamãs e bebés

Raquel Pinto

Sou Psicomotricista, completamente rendida aos encantos dos mais pequenos. É no meio deles que gosto de estar, é no meio deles que me sinto como “um peixinho dentro de água”. Felizmente, tenho tido a sorte de conhecer e trabalhar com crianças de várias idades. As minhas primeiras experiencias profissionais focaram-se na componente clínica e terapêutica da minha profissão, com crianças com dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais. Mais recentemente, tive oportunidade de trabalhar na vertente da estimulação psicomotora, com crianças até aos 6 anos.
Em setembro de 2017 iniciei uma nova aventura: a “Magic Play” – um projeto de atividades destinadas a crianças dos 2 meses aos 6 anos.
Nesta fase, o objetivo é conciliar as duas vertentes profissionais que tanto me apaixonam: a vertente clinica/terapêutica, e a vertente educativa/preventiva.

Newsletter Bébéu

Deseja receber notícias exclusivas Bébéu?

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © 2021 · BEBEU.PT

loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.