No dia 11 do mês de Novembro festeja-se o S. Martinho, fazem-se magustos para se assar castanhas, sendo feriado municipal, por exemplo em Penafiel. Nesta cidade realiza-se uma grande feira onde se pode encontrar praticamente tudo e muita diversão.
O cheirinho característico a castanhas assadas espalha-se pelas ruas, parecendo um convite a comprar um cartucho, que pode ser feito em papel de jornal ou de outro tipo de papel.
Durante o Pré- escolar e o 1º Ciclo das minhas filhas, era habitual levaram um saquinho com castanhas, para serem assadas e saboreadas nas respetivas escolas festejando assim o S. Martinho.
É costume trabalhar este tema, usando diversas técnicas e materiais, e sempre que possível utilizar elementos naturais, tais como: folhas, ouriços, bolotas, etc.
E mais uma vez estou a referir a Natureza da qual fazemos parte, e como tal, deve ser respeitada e tratada com carinho, pois só assim podemos usufruir de toda a sua beleza.
Com a aproximação do mês de Dezembro é natural pensarmos no Natal, festa da família, pratos e bolos típicos, prendas, jogos tradicionais, brincadeiras na neve e outras.
E que tal este ano sermos nós a fazer algumas prendas?
Não resisti a lançar este desafio, pois para além de terem um valor diferente, diria mesmo especial, fica mais económico!
Nunca esquecendo a nossa querida amiga Natureza, ela pode contribuir com materiais para a decoração das nossas casas e escolas, nomeadamente, pinhas, ramos de árvores, azevinho, pedras, musgo, heras, etc.
Mãos á obra! Gosto e criatividade são os “ingredientes” principais para conseguirmos bons momentos e belos resultados neste nosso trabalho.
Bom trabalho e divirtam-se!
Deixe uma resposta