“It’s The Most Wonderful Time Of Year…”
Não é por acaso que se diz vezes sem conta esta frase sempre que falamos no Natal.
É de facto uma época mágica, uma época em que todos os corações são tocados e em que se fortalecem laços. E esta é a verdadeira mensagem que devemos transmitir aos mais pequenos. Natal não são apenas os presentes. Natal é amor, esperança, união. Natal é acreditar, sonhar, dar e receber…
Natal é família!
E nada melhor do que aproveitar a predisposição natural que todos temos nesta altura do ano e construir hábitos que nos aproximem, enquanto seres humanos e enquanto família.
O artigo desde mês pretende, em primeiro lugar, lançar-vos um desafio: criarem uma nova tradição de Natal familiar que envolva e transmita às crianças estes mesmos valores. Com as férias dos pequenotes à porta, aproveitamos ainda para tornar esta pausa muito mais divertida! É garantido que ficarão memórias que todos levarão consigo para o resto da vida.
De seguida, seguem alguns exemplos de atividades natalícias que podem praticar em família e que irão divertir grandes e pequenos!
Tirar uma foto de Natal da família
Enquanto vão fazendo todas estas atividades, as fotos e os vídeos são obrigatórios! Mais tarde, todos vão adorar recordar as diversões de Natal em família. Mas as fotos tradicionais também são obrigatórias. Pode ser aquela típica foto com o Pai Natal num shopping, uma selfie perto da árvore de Natal ou da lareira ou mesmo uma foto tirada por um fotógrafo e com cenário. E isto não é apenas para as crianças! Tirem pelo menos uma fotografia todos juntos. E repitam, todos os anos. Colecionem momentos e (boas!) recordações.
Fazer um enfeite para a árvore
A árvore de Natal é um dos maiores símbolos da época e deve ser decorada com elementos que transmitam felicidade, esperança e alegria. Que tal usar a imaginação e criar um enfeite em casa? Cada um de vocês pode criar o seu ou podem criar um todos juntos. A vossa árvore ficará única!
Postal de Natal
Atualmente os telemóveis e as redes sociais facilitam muito as mensagens de Boas Festas. Que tal este ano invertermos a tendência e voltarmos aos tradicionais postais de Natal? Reservem uma tarde e façam os postais em conjunto. Os mais pequenos podem ficar responsáveis pelos desenhos e decoração, personalizando cada um dos postais e tornando-os ainda mais especiais. Se tiverem algum bebé aí por casa ele também pode dar uma boa ajuda. Experimente pintar-lhe a mão (com alguma tinta antialérgica) e carimbá-la no postal. Podem dar asas à imaginação e criar um Pai Natal, uma rena, um pinheiro…
Quando estiverem finalizados, os postais poderão ser entregues pessoalmente ou enviados pelos correios. Em qualquer um dos casos, todos devem participar!
Visitar alguém que já não vemos à muito tempo
Aquele amigo com quem nunca mais fomos tomar café, aquela tia que vive longe, alguém de quem gostamos muito, mas que nunca mais vimos. Visitem, abracem, conversem e aproveitem para entregar os vossos postais de natal!
Contos de Natal
Reúnam-se e preparem um serão de contos de Natal. Os contos podem ser inventados, com o contributo de todos, ou poderão ser lidos. Nesta última opção, utilize vozes diferentes para cada personagem, mostre as imagens do livro e vá colocando questões, de forma a tornar a história mais divertida e interativa.
Cantar canções natalinas
“A todos um bom Natal…”, “Pinheirinho, pinheirinho de ramos verdinhos…”. Todos sabemos pelo menos uma canção de Natal. Por isso cantem juntos, criem coreografias com pequenos gestos e divirtam-se!
Jogar um jogo com todos da família
Jogo do Galo, Dominó, Damas, Bingo, Loto, Monopoly, Stop, Mímica… As opções são tantas e a diversão é garantida. O importante é que joguem todos!
Amigo secreto
Façam a brincadeira do amigo secreto em casa, entre vocês, ou envolvam todas as pessoas com quem vão passar a noite de Natal. A regra é apenas uma: não se podem oferecer presentes comprados! Cada pessoa terá de “criar” o seu: um abraço, uma massagem, um desenho, um colar de massinhas…
Fazer biscoitos de Natal
Toda a gente adora biscoitos e quase todas as crianças se sentem verdadeiramente felizes em ajudar a mãe e o pai na cozinha. Porque não juntar o útil ao agradável e tornar a hora dos doces de Natal uma atividade em família? É garantido que os mais pequenos vão adorar transformar a massa em estrelas, pinheiros, no Pai Natal…
Ser solidário
No Natal é comum estamos mais atentos às questões sociais. A época pode e deve ser aproveitada para que estes mesmos valores sejam transmitidos às crianças, explicando-lhes assim o verdadeiro significado de Natal. Aproveite, por exemplo, para fazer com que contribuam em atividades solidárias, como alguma angariação de fundos ou recolhas de alimentos e brinquedos.
Ver as luzes de Natal
As luzes de Natal transmitem uma sensação de alegria que contagia todos aqueles que as contemplam. Vistam os casacos, coloquem os cachecóis e visitem as luzes de Natal da vossa cidade em família.
Mais bonito do que as luzes só mesmo o brilho no olhar dos pequenotes durante esta atividade.
Desejo a todos um Natal cheio de corações felizes, alegres e em paz.
Deixe uma resposta