É Natal!…
Aquela altura do ano maravilhosa em que tudo o que está na mesa é delicioso (e tem sempre 3 dígitos de calorias) em que a família se junta (e que os decibéis aumentam a níveis que competem com qualquer discoteca da moda) e que a casa de qualquer família com crianças é invadida por uma avalanche de brinquedos e tralhas. Na noite de 24 de Dezembro temos a sensação de que o trenó do Pai Natal ficou sem GPS e descarrilou mesmo debaixo da nossa árvore de Natal.
Depois da habitual colecta, separação e choradeira dos miúdos (que ou não querem ir dormir ou querem dormir com todos os brinquedos a monte na cama) está na altura de pegar nos talões de troca e pensar criteriosamente na lista das prendas que nenhum pai quer receber.

Prenda 1 – Brinquedos com música (ou sons estranhos e repetidos)
São um flagelo, além das inevitáveis pilhas (ver Prenda 2) depois dos primeiros momentos conseguimos ver logo que foi má ideia e antecipar a tortura porque iremos passar. Se estes brinquedos existissem no tempo de Dante provavelmente fariam parte da sua obra mais conhecida- O Inferno. Ainda hoje consigo dizer de cor a cantilena que uma bola maléfica dizia cada vez que lhe tocávamos ou do som de um trompete que chegou a minha casa pela mãos dos avós….
Prenda 2: Brinquedos com demasiadas pilhas (ou pilhas esquisitas que ninguém tem por casa)
Abre-se a prenda e tal, já os miúdos estão deslumbrados (a planear o que fazer com ela) e nisto lê-se na caixa “Pilhas não incluídas. “Ahhhh, mas o senhor disse que já vinham dentro” “Não sabia que precisava de pilhas” ou o meu preferido “ Ohhh só comprei 4 e isto leva 6”. Pois, miúdos a chorar, drama instalado e quando dá-mos por nós estamos a tirar as pilhas do comando da televisão a ver se servem. Para depois chegarmos à conclusão que faz uma chinfrineira terrível (ver Prenda 1).

Prenda 3: Brinquedos com peças pequenas
“Ai e tal,tão giro e com tantas coisinhas para brincar”. Pois… não! Leia-se “Ai e tal ,tão giro e com tantas coisinhas para perder e deixar os pais às voltas porque falta uma peça e assim não consigo brincar”. Este tipo de brinquedos devia ter sempre na caixa “+ de 18 anos” para afastar qualquer avô bem intencionado, já que as peças são tão pequenas que só num intervalo curto da nossa vida temos acuidade visual para as procurar.
Prenda 4: Brinquedos com supervisão contínua de um adulto
Este tipo de brinquedos retiram ao adulto a pouca liberdade de escolha que têm.
São algemas em forma de brinquedo infantil e retiram o propósito dos brinquedos de entreter as crianças. Adoro brincar com a minha filha e não perco cada momento em que posso partilhar atividades com ela, mas ficar refém de um brinquedo parece-me um pouco demais.
Já repararam que estas são sempre as que se recebem e que nunca iríamos comprar? Pois é, qualquer pessoa no seu perfeito juízo pensa que além de comprar um brinquedo vai ter que levar com ele lá por casa até o filho perder o interesse….
Sugestão
Por isso, e porque sou uma aficcionada, livros são a escolha certa.

Além das orientações e sugestões do Plano Ler+ para quem quer ler em português o Helen Doron Gaia têm disponíveis e para venda livros com realidade aumentada.
“Mas Carla, assim estão incluídas as prendas 1 e 4….” Não…
Mas nada como assistirem a um Storytelling no Helen Doron Gaia para verem como ler livros pode ser divertido.
Merry Christmas!
Onde comprar:
9,5€/livro | 45€/pack 13 livros
gaia@helendoron.com
Oficinas de Leitura | Storytelling| Hora do Conto Dragon Tales
27 de Janeiro 2018 – 15:00-17:00 – Local: Helen Doron Gaia
7 de Abril 2018 – 15:00-17:00 – Local: Helen Doron Gaia
30 de Junho 2018 – 15:00-17:00 – Local: Helen Doron Gaia
Inscrições obrigatórias em:
Deixe uma resposta