Escrever sobre empreendedorismo hummm vamos a isso! Afinal podemos ser empreendedores em várias áreas das nossas vidas e fora ou dentro de empresas.
Como em tudo na vida tem aspectos positivos e negativos por isso falo em altos e baixos do empreendedorismo. Acontece tudo muito rápido e às vezes podemos estar muito contentes e logo a seguir tristes por algo que correu menos bem. No fundo este artigo é para te dizer que todos passamos pelo mesmo e que não estás sozinho nesta “luta” do empreendedorismo.
Outro dia diziam-me que o empreendedorismo é o futuro bem isso não sei dizer apenas sei que é preciso ter perfil para ser empreendedor contudo tenho conhecido empreendedores bem diferentes entre si e que mesmo assim têm sucesso.
Aqui vão as minhas dicas para ultrapassar a montanha-russa do empreendedorismo.
1 – Acredita em ti!
Embora pareça daquelas frases feitas acredito que aqui está a grande diferença no sucesso e fracasso se acreditares em ti é meio caminho andado para que tudo corra bem. Não é fácil não eu costumo dizer que é um caminho…
2 – Não tentes fazer tudo sozinho…
Sei bem que um empreendedor quer fazer tudo à sua maneira e às vezes temos que saber um pouco de tudo pois não há recursos para mais… Mas podes arranjar parcerias, apoios, ajudas, não tentes ser o(a) faz tudo!
3 – Cria objectivos
Ai e não é que esta dica também é das principais?? Objectivos certos e concretos com prazos e métricas.
4 – Arranja um mentor/amigo/ouvinte
No fundo quero dizer para teres alguém com quem desabafar sobre o teu projecto. Alguém que compreenda, que te conheça bem e que te possa dar dicas. No fundo também alguém que te ajude a ver as coisas de várias perspectivas.
5 – Tem tempo para ti
Descansa e faz outras coisas sem ser pensar no projecto a tempo inteiro 24h por dia. Sei que é difícil mas não impossível! Coloca na tua agenda tempo para ti!
6 – Foco no positivo
Se estiveres numa fase mais em baixo foca-te no positivo! Sempre nas tuas palavras e pensamentos. Ver as coisas sempre pela positiva vai atrair para ti situações e pessoas mais positivas também.
7 – Explica à tua família afinal o que andas aí a fazer…
O apoio familiar é fundamental para o empreendedor. Se explicares à tua família a tua ideia e de que forma a queres concretizar eles poderão ser um bom apoio e até um meio divulgador do teu projecto. Eles apenas te querem ver feliz se eles entenderem que é isso que te faz feliz eles vão ajudar!
8 – Deixa-te de comparações
As comparações são complicadas e traiçoeiras para empreendedores. Se estás sempre a ver a concorrência e de que modo ela tem imenso sucesso vais começar a ficar mais em baixo. Segue a concorrência sim mas que isso não seja um impeditivo para seguires o caminho estabelecido nem te compares.
9 – Conhece-te mais
O caminho do empreendedorismo é para mim também um caminho de auto-conhecimento pois começamos sempre o trabalho do branding pessoal até antes do próprio lançamento do projecto. Tu és o rosto do projecto/empresa!! Trata-te bem fisicamente e psicologicamente. Quanto mais te sentires bem contigo próprio mais vais transmitir isso aos teus clientes, seguidores, parceiros, etc…
10 – Gratidão
Acredito que alguns de nós nascem com um defeito no chip e apenas valorizamos o que corre de mal no nosso projecto ou porque não tivemos pessoas suficientes inscritas para o workshop, ou porque os nossos clientes não estão a aderir à nossa mega promoção, ou porque os nossos amigos não divulgam o nosso projecto logo eles que são nossos amigos…
Em vez de pensares nisto tudo pensa agora e JÁ naquilo que já conquistas-te. Do “ponto 0” até hoje tudo o que correu bem, as pessoas que conheceste, as parcerias, as conquistas, podes listar tudo e ao fim do mês fazer um balanço disto também.
Por fim…
Quero dizer que estou disponível para partilhar contigo mais dicas e acredita que não estás sozinho(a) neste mundo do empreendedorismo. Sei que existem mais dicas para ultrapassar alguns desafios mas esses ficam para outro artigo ou conversa.
Se quiseres saber mais sobre empreendedorismo materno podes seguir aqui o meu grupo: https://www.facebook.com/groups/bebeu.pt/
Deixe uma resposta