• Skip to primary navigation
  • Skip to main content

Bébéu

Parents & kids developer

  • Sobre
  • Empreendedorismo
  • BébéuBlog
  • BébéuTV
  • Serviços
  • Contacto

Razões para ir às compras com os miúdos!

Março 8, 2018 By Diana Pereira Leave a Comment

“Ir às compras com os miúdos?! Mas eles fazem birra! Querem tudo!…”

 Há boas razões para levar as crianças às compras connosco?

SIM!
Pode à primeira vista parecer difícil, stressante ou capaz de nos fazer enlouquecer, mas pode também ser uma excelente oportunidade de aprendizagem, de transmissão de valores ou de fortalecer o nosso vínculo com eles. Tudo vai depender de como encaramos a situação!
Ajuda escolher uma altura em que tenham tempo, que estejam bem dispostos, descansados e sem fome (não são só eles, são todos. Ok?).
Estás a pensar “mas porque é que a Diana está a falar sobre isto? Normalmente ela fala sobre alimentação…?!”
Verdade! E está tudo relacionado, já vais ver 🙂

Estabelece as regras

Começa por estabelecer as regras que terão que ser cumpridas durante as compras. Estas regras dependem obviamente de família para família, dentro daquilo que são as vossas prioridades e valores. Podem por exemplo definir que podem comprar mais 3 coisas que vos apeteçam e que não estejam na lista. Ou pelo contrário podem decidir que vão trazer apenas o que está na lista e se virem algo que vos agradou passa para a lista das próximas compras. Podem definir que vão experimentar 2 legumes diferentes que vão ser escolhidos pelos miúdos. Ou que vão comprar umas sementes ou ervas aromáticas diferentes que nunca experimentaram…

Faz uma lista com os teus filhos

Preparar uma lista em casa faz-nos ponderar sobre o que queremos e/ou o que precisamos, ajuda-nos a fazer escolhas mais conscientes enquanto olhamos para a nossa despensa e/ou frigorífico e reflectimos sobre algum hábito novo que queiramos adquirir ou que queiramos deixar.
Perguntar aos nossos filhos a sua opinião, fazendo-os pensar também sobre essas questões e fazer essas reflexões, vai fazê-los sentirem-se parte e perceberem que também têm uma palavra a dizer (sempre dentro das regras estabelecidas, claro).

Evita as secções dos produtos que não queres comprar

Se a ideia é que os teus filhos comam mais legumes e frutas, por exemplo, é lá que deves passar a maior parte do tempo. Evita passar muito tempo nos corredores dos produtos processados e planeia muito bem o que vais comprar lá, para que não haja tendência para comprar coisas só pela embalagem ser gira, por exemplo.

Deixa-os escolher

Dentro dos limites definidos, claro!
Se decidiram comprar maçãs, deixa-os escolher que variedade querem. Se querem comprar folhas verdes, deixa-os escolher as que querem comprar, por exemplo.
Quando chegarem a casa, e melhor ainda se vos ajudarem a preparar as refeições, vão com certeza estar curiosos para provarem o que escolheram.
Sentirem que têm “voto na matéria” é meio caminho andado para depois terem mais vontade de colaborar, e de provar todas as receitas deliciosas que vão fazer.

O meu filho ainda é muito pequeno para isso

Claro que tudo isto deve ser adequado às idades das crianças, mas como exemplo pessoal posso dizer que o meu filho vai desde sempre às compras comigo. Hoje, com 3 anos, já sabe exactamente com o que contar. Ajudou-o imenso a aprender vocabulário, a contar, a escolher, a perceber que temos que esperar pela nossa vez na fila, a perceber que temos que pagar no final…
Espero que de alguma forma este artigo tenha contribuído para que as vossas compras corram melhor e sejam mais divertidas!
 
Até breve!

Talvez lhe interesse

  • Dia de cirurgiaDia de cirurgia
  • Recomendações para um sono infantil mais seguroRecomendações para um sono infantil mais seguro
  • Perguntas dos pequenos curiosos – livro Quando for grande quero ser Terapeuta da Fala –Perguntas dos pequenos curiosos – livro Quando for grande quero ser Terapeuta da Fala –
  • A tecnologia e as nossas crianças: qual é o nosso papel?A tecnologia e as nossas crianças: qual é o nosso papel?

Share this:

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Filed Under: Atividades, Dicas úteis, Educação Tagged With: comprar, compras, crianças, lista, mercado, supermercado

Diana Pereira

Eu sou a Diana, tenho 31 anos e sou mãe de um menino de 3 anos cheio de energia e vontade de conhecer o Mundo.

Sempre gostei de estar na cozinha!
A minha avó cozinha muito bem, trabalhou como cozinheira durante vários anos. A minha mãe, que provavelmente aprendeu tudo com ela, também. Com certeza, foram elas que me passaram a minha paixão por cozinhar.
Lembro-me perfeitamente de estar na cozinha com a minha mãe, de questionar o que ela fazia e tentar aprender tudo.

Formei-me em Técnicas e Gestão Hoteleira e trabalhei alguns anos na área, mas por vários motivos decidi afastar-me e procurar outro caminho, embora relacionado.

Há cerca de 8 anos comecei a procurar informação sobre alimentação saudável.
Pouco depois encontrei a cozinha vegetariana e decidi mudar a minha alimentação e aderir a este estilo de vida.
Fiz vários cursos em áreas como nutrição e cozinha, continuo a aprender a cada dia que passa e a investir em formação para poder transmitir todos esses conhecimentos a todos os que queiram ter uma vida mais natural, sustentável e feliz!

EMAIL : dianaftpereira@gmail.com
FB: facebook.com/dianapereiraveg/
IG: instagram.com/dianapereiraveg/

Newsletter Bébéu

Deseja receber notícias exclusivas Bébéu?

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © 2021 · BEBEU.PT

loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.