“Pois é… carteira de senhora…”
Apetece partir-lhes a cara, não é? Estamos nós numa pressa, a pagar as compras, filho nos braços, o outro dentro do carrinho a mexer em tudo o que é pastilha elástica dos expositores e fila de gente atrás de ti e ouvimos esse famoso comentário.
“Ai, as carteiras das senhoras…”
Tentamos manter o foco no que estamos a fazer, cientes de que nos falta completar pelo menos mais dois terços da nossa lista de tarefas para acabar o dia em grande e queremos ignorar por completo tudo o que não nos serve propriamente naquela altura específica. Aceitamos o comentário com veleidade, meio sorriso nos lábios, encontramos o famigerado cartão e prosseguimos para a saída mais rápida sem olhar para trás. Porque se ficássemos a resposta seria alguma coisa como isto:
“São bonitas não são? Eu gosto muito da minha!”
Brincadeiras à parte, a verdade é que apesar de termos todos os pretextos e mais alguns (sobretudo quem tem filhos), com toda a probabilidade, poderíamos evitar alguns constrangimentos se tivéssemos algum sistema que nos permitisse ter uma carteira mais arrumada e pronta a usar.
Quantas vezes te viste na dolorosa tarefa de revirar a carteira à procura do cartão bancário para fazer o pagamento? Ou quando o telemóvel toca e não conseguiste descobrir em que canto da carteira se enfiou? Se te viste identificada por uma destas situações então está na altura de parar e organizar a carteira!
Vamos fazer isso em simples passos. Tipo listas. Gosto muito de listas. São giras.
Simples passos para teres uma carteira organizada!
1- Começa por esvaziar todo o conteúdo da carteira, por completo – para tal precisas de uma superfície plana, limpa e acessível;
2- Limpa escrupulosamente a tua carteira, sem esquecer bolsos, separadores e outros cantinhos que adoram acumular pó, areia e outras substâncias que nunca pensarias encontrar numa carteira – bolachas, lenços de papel com substâncias passíveis de se chamar o DDI, gomas-mutantes que entretanto se colaram ao fundo da carteira, etc etc
3- Respira fundo, já falta pouco – uma musiquinha ajuda;
4- Começa por separar o conteúdo da carteira em 3 partes:
- o que queres manter dentro da carteira;
- o que não queres manter mas não podes deitar fora (aquelas coisas que até achaste que precisavas mas afinal não e agora tens de arranjar um sítio para elas em casa);
- o que é claramente lixo.
5- Deita fora de imediato o montinho do que é claramente lixo (lembra-te de reciclar): soube bem não soube?
6- Guarda também nos sítios certos tudo o que vais guardar em casa – não adies porque mais tarde vais acumular e será uma tarefa muito mais difícil;
Podes criar um cestinho no quarto ou na sala onde guardas tudo o que não tens neste momento na carteira mas que normalmente faz sentido colocar numa carteira.
7- Agora concentra-te no que vais levar contigo – fica aqui uma sugestão:
- cartões bancários (só os que usas com frequência);
- cartões de descontos (só os que usas com frequência);
- cartão de cidadão;
- carta de condução:
- recibos para trocas;
- cupões de descontos:
- telemóvel;
- bloco de notas;
- caneta;
- porta-moedas;
- uma pequena pastinha A6 com os documentos que precisas naquele dia específico;
- pequena bolsinha com produtos de primeira necessidade (pensos higiénicos/diários, tampões, colírio, analgésico, batom, lenços de papel, pastilhas para o mau hálito, etc).
8- Cada item mencionado terá um sítio específico que dependerá do uso que lhe dás: convém que os cartões, o telemóvel, os cupões e o porta-moedas pelo menos tenham sítios bem acessíveis visto serem os objectos que usarás com mais frequência – ficam aqui algumas sugestões visuais para guardar cada item:




9- O uso de organizadores de carteira facilita muito o teu trabalho, sobretudo para carteiras que não têm nenhum bolso nem divisão – assim poderás pegar no organizador e passar de uma carteira para a outra, sem problemas;
10- Uma cervejinha caía agora muito bem, não achas? E se tiveres um quadradinho de chocolate preto por perto melhor ainda…
Agora que tens a tua carteira bem organizada, que tal tirar umas fotos bem focadas ao seu interior? Assim terás um lembrete visual de como a tua carteira deverá estar, sempre. Lembra-te de rever o interior da tua carteira todos os dias e de fazeres esta revisão geral uma vez por mês.
“Faz disso o teu mantra.”
Uma das coisas que faço sempre que vou às compras, mal me enfio no carro, para além de abrir aquela maravilhosa barra de chocolate Lindt 85% de sólidos de cacau, é olhar para dentro da carteira, pôr os recibos no sítio, separá-los dos descontos (tenho uma separador do meu organizador de carteira só para descontos e outro para recibos) e colocar os cartões no seu sítio.
Poderás perder 5 minutos nesta tarefa, mas são 5 minutos valiosos que te vão ajudar a manter essa organização por muito mais tempo, acredita!
Deixe uma resposta