• Skip to primary navigation
  • Skip to main content

Bébéu

Parents & kids developer

  • Sobre
  • Empreendedorismo
  • BébéuBlog
  • BébéuTV
  • Serviços
  • Contacto

Simples passos para teres uma carteira organizada!

Junho 3, 2018 By Rita Accarpio Leave a Comment

“Pois é… carteira de senhora…”

Apetece partir-lhes a cara, não é? Estamos nós numa pressa, a pagar as compras, filho nos braços, o outro dentro do carrinho a mexer em tudo o que é pastilha elástica dos expositores e fila de gente atrás de ti e ouvimos esse famoso comentário.

“Ai, as carteiras das senhoras…”

Tentamos manter o foco no que estamos a fazer, cientes de que nos falta completar pelo menos mais dois terços da nossa lista de tarefas para acabar o dia em grande e queremos ignorar por completo tudo o que não nos serve propriamente naquela altura específica. Aceitamos o comentário com veleidade, meio sorriso nos lábios, encontramos o famigerado cartão e prosseguimos para a saída mais rápida sem olhar para trás. Porque se ficássemos a resposta seria alguma coisa como isto:

“São bonitas não são? Eu gosto muito da minha!”

Brincadeiras à parte, a verdade é que apesar de termos todos os pretextos e mais alguns (sobretudo quem tem filhos), com toda a probabilidade, poderíamos evitar alguns constrangimentos se tivéssemos algum sistema que nos permitisse ter uma carteira mais arrumada e pronta a usar.

Quantas vezes te viste na dolorosa tarefa de revirar a carteira à procura do cartão bancário para fazer o pagamento? Ou quando o telemóvel toca e não conseguiste descobrir em que canto da carteira se enfiou? Se te viste identificada por uma destas situações então está na altura de parar e organizar a carteira!

Vamos fazer isso em simples passos. Tipo listas. Gosto muito de listas. São giras.

Simples passos para teres uma carteira organizada! 

1- Começa por esvaziar todo o conteúdo da carteira, por completo – para tal precisas de uma superfície plana, limpa e acessível;

2- Limpa escrupulosamente a tua carteira, sem esquecer bolsos, separadores e outros cantinhos que adoram acumular pó, areia e outras substâncias que nunca pensarias encontrar numa carteira – bolachas, lenços de papel com substâncias passíveis de se chamar o DDI, gomas-mutantes que entretanto se colaram ao fundo da carteira, etc etc

3- Respira fundo, já falta pouco – uma musiquinha ajuda;

4- Começa por separar o conteúdo da carteira em 3 partes:

  • o que queres manter dentro da carteira;
  • o que não queres manter mas não podes deitar fora (aquelas coisas que até achaste que precisavas mas afinal não e agora tens de arranjar um sítio para elas em casa);
  • o que é claramente lixo.

5- Deita fora de imediato o montinho do que é claramente lixo (lembra-te de reciclar): soube bem não soube?

6- Guarda também nos sítios certos tudo o que vais guardar em casa – não adies porque mais tarde vais acumular e será uma tarefa muito mais difícil;

Podes criar um cestinho no quarto ou na sala onde guardas tudo o que não tens neste momento na carteira mas que normalmente faz sentido colocar numa carteira. 

7- Agora concentra-te no que vais levar contigo – fica aqui uma sugestão:

  • cartões bancários (só os que usas com frequência);
  • cartões de descontos (só os que usas com frequência);
  • cartão de cidadão;
  • carta de condução:
  • recibos para trocas;
  • cupões de descontos:
  • telemóvel;
  • bloco de notas;
  • caneta;
  • porta-moedas;
  • uma pequena pastinha A6 com os documentos que precisas naquele dia específico;
  • pequena bolsinha com produtos de primeira necessidade (pensos higiénicos/diários, tampões, colírio, analgésico, batom, lenços de papel, pastilhas para o mau hálito, etc).

8- Cada item mencionado terá um sítio específico que dependerá do uso que lhe dás: convém que os cartões, o telemóvel, os cupões e o porta-moedas pelo menos tenham sítios bem acessíveis visto serem os objectos que usarás com mais frequência – ficam aqui algumas sugestões visuais para guardar cada item:

Organizador de cartões: prático, acessível e bem visível

 

Este porta-moedas é fantástico! Acabaram-se os trocos soltos na carteira!

 

Porta-cupões e recibos: organizados por data e por categoria!

 

Para os documentos que precisas, estas pastas são bem práticas e fáceis de usar!

 

9- O uso de organizadores de carteira facilita muito o teu trabalho, sobretudo para carteiras que não têm nenhum bolso nem divisão – assim poderás pegar no organizador e passar de uma carteira para a outra, sem problemas;

10- Uma cervejinha caía agora muito bem, não achas? E se tiveres um quadradinho de chocolate preto por perto melhor ainda…

Agora que tens a tua carteira bem organizada, que tal tirar umas fotos bem focadas ao seu interior? Assim terás um lembrete visual de como a tua carteira deverá estar, sempre. Lembra-te de rever o interior da tua carteira todos os dias e de fazeres esta revisão geral uma vez por mês.

“Faz disso o teu mantra.”

Uma das coisas que faço sempre que vou às compras, mal me enfio no carro, para além de abrir aquela maravilhosa barra de chocolate Lindt 85% de sólidos de cacau, é olhar para dentro da carteira, pôr os recibos no sítio, separá-los dos descontos (tenho uma separador do meu organizador de carteira só para descontos e outro para recibos) e colocar os cartões no seu sítio.

Poderás perder 5 minutos nesta tarefa, mas são 5 minutos valiosos que te vão ajudar a manter essa organização por muito mais tempo, acredita!

Talvez lhe interesse

  • Fui mãe! Será que posso treinar?Fui mãe! Será que posso treinar?
  • Maternidade o momento mais pleno da mulher e de grandes emoçõesMaternidade o momento mais pleno da mulher e de grandes emoções
  • 10 dicas para sobreviver aos altos e baixos do empreendedorismo10 dicas para sobreviver aos altos e baixos do empreendedorismo
  • O que é ser WildFlower?O que é ser WildFlower?

Share this:

  • Facebook
  • Twitter
  • Email

Filed Under: Dicas úteis, Empreendedorismo Tagged With: arrumação, carteira, mãe, organização

Rita Accarpio

Decidida, perseverante e viciada em desafios, mãe de 3 filhotes e esposa de italiano, a Rita é também, nas horas vagas, licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesas, um curso que, indirectamente, a impulsionou a descobrir o mundo, ainda inexplorado, dos dispositivos médicos e da criopreservação de células estaminais, onde exerceu um papel de relevância no apoio logístico.

Teve desde cedo o bichinho da organização, com a mania de querer sempre melhorar tudo e encontrar soluções para toda a gente e foi nesses dois âmbitos dos serviços médicos que começou a perceber que havia ali algum padrão reconhecível e caminho a singrar. Acabou a seguir o trilho de Professional Organizer, profissão ainda desconhecida em território português, fez formação nos Estados Unidos e tornou-se numa das POs pioneiras em Portugal, com formação certificada pela NAPO (National Association of Professional Organizers) da qual é também membro.

Já andou pelo Consulado de Itália no Porto e pelo ramo imobiliário, mas é na OrganiGuru, a escrever o seu blog de ideias de organização (OrganiBlog) e a ajudar clientes a organizarem-se melhor que a Rita se sente como peixe dentro de água. Perita também na gestão de projectos e pessoal, nos seus tempos livres adora viajar e aprender novas línguas, deixar no perfil do FB as mil e uma ideias que lhe passam pela cabeça, resolver o cubo de Rubik 3x3 (quase) em apneia e aventurar-se pelo mundo da pastelaria, a sua catarse e terapia pessoal, sobretudo se envolver chocolate com 70% de sólidos de cacau. E uma cervejinha artesanal.

EMAIL | rita.accarpio@organiguru.com
SITE | http://www.organiguru.com
FB | http://www.facebook.com/organiguru
TW | http://twitter.com/OrganiGuru
YT| http://www.youtube.com/user/organiguru

Newsletter Bébéu

Deseja receber notícias exclusivas Bébéu?

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © 2021 · BEBEU.PT

loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.