Apesar de sabermos que cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, é comum, entre os 2 e os 3 anos, verificarmos um grande “salto” em diversas competências motoras, cognitivas, comunicativas e sociais. Com energia para dar e vender, vemos os mais pequenos tornarem-se progressivamente mais independentes e com muito mais consciência de si próprios.
Com tantas conquistas a acontecer é muito importante que as crianças tenham oportunidades diárias e constantes para fazer aquilo que mais gostam: explorar e brincar. As actividades e brincadeiras introduzidas nesta faixa etária devem permitir que as crianças se relacionem com os outros, ao mesmo tempo que aprendem a tomar as suas decisões de forma autónoma, a desenvolver a sua criatividade, a praticar novas habilidades ou a descobrir as diferentes propriedades das coisas.
Neste artigo, deixo algumas dicas de actividades, jogos e brincadeiras que, certamente, farão as delicias entre os mais pequenos. Como adultos, devemos sempre demonstrar o nosso apoio, participando nas brincadeiras, elogiando todas as tentativas e conquistas e animando os mais pequenos sempre que as coisas não corram tão bem, incentivando-os a nunca desistir e a tentar de novo – a autoconfiança das crianças agradece!
(Foto: <a href=”https://www.freepik.es/foto-gratis/nino-jugando-en-caja-de-arena_1238213.htm”>Diseñado por Freepik</a>)
Cesto!
Ajude a criança a fazer bolas grandes com papeis velhos. Podem realizar uma competição para ver quem consegue atirar a bola para mais longe. Depois, quando a criança se familiarizar com a brincadeira, coloque um cesto ou uma caixa grande e peça-lhe para tentar acertar lá dentro com a bola. Esta brincadeira ajuda a desenvolver a força e a coordenação dos braços, a coordenação olho-mão e a noção de espaço e distância.
Balões recheados
Tal como no jogo anterior, a ideia principal é fazer uma competição para ver quem consegue atirar mais longe ou quem consegue acertar mais vezes dentro do cesto. Mas aqui, em vez de se utilizarem bolas de papel, sugiro que utilizem balões com diferentes conteúdos. Arroz, arreia, algodão, feijão, milho ou pequenas sementes são algumas das coisas que podemos colocar dentro do balão, com a ajuda de um funil ou o gargalo de uma garrafa. Neste desafio, a criança irá lançar balões com diferentes pesos, o que ajudará a trabalhar noções como o “pesado” e o “leve”.
Podem aproveitar ainda este recurso para ordenar os balões, por exemplo do mais pesado para o mais leve, ou colocarem o mesmo material em dois balões, criando uma situação em que podemos ajudar a criança a encontrar os balões que tenham o mesmo conteúdo, através do tato – uma ótima atividade sensorial
Ponte sobre o rio
Coloque no chão alguns tapetes pequenos, cobertores dobrados ou almofadas de forma a criar um caminho – certifique-se de que não coloca nenhum material demasiado escorregadio, como tecidos finos.
Neste jogo, podemos pedir à criança para imaginar que o chão é um rio e que só podemos andar em cima dos tapetes para não molharmos os pés ou para não acordarmos os crocodilos. Esta atividade muito divertida ajuda a desenvolver o jogo imaginário, o equilíbrio e a noção de distância e espaço.
Desenhos
Ainda que nesta fase os desenhos passem mais por riscos e rabiscos, desenhar é uma atividade muito divertida e importante – ajuda a desenvolver a motricidade fina e a coordenação manual que a criança irá necessitar para desenvolver os primeiros tipos de grafismos orientados e, mais tarde, a escrita de letras e números.
Nesta fase, opte por lápis/marcadores mais grossos, de forma a que o seu filho os consiga agarrar melhor. As tintas são também uma boa opção – podem ser utilizadas com pinceis, rolos e carimbos. Poderá ainda experimentar tintas manuais e deixar o seu filho experimentar carimbar as mãos e os pés.
Para enriquecer a brincadeira, cole uma grande folha no chão, ou até mesmo na parede, de forma a criar um desafio diferente à criança, permitindo-lhe desenhar em diferentes posições e com diferentes movimentos.
(Foto: <a href=’https://www.freepik.es/foto-gratis/hermano-alegre-en-casa_1238242.htm’>Designed by Freepik</a>)
O Rei manda
Comece o jogo com a frase “O Rei manda…” e peça ao seu filho para imitar alguns movimentos seus.
De seguida, deixe que o pequenote assuma o papel de “Rei” e copie todos os seus gestos e acções. Vale tudo: destes saltos a estátuas, passando por tarefas com partes do corpo específicas ou actividades imaginárias. É uma óptima actividade para promover a atenção, a autonomia, a imitação, a criatividade e a capacidade de seguir regras
Cantar e dançar
As canções, as rimas e as lengalengas com movimentos proporcionam momentos de muita diversão. Por isso, ensine ao seu filho algumas musicais tradicionais infantis (como “O balão do João” ou “A saia da Carolina”), criando uma mini coreografia.
Uma outra opção é selecionar uma destas musicas animadas e colocá-la no rádio. Dancem pelo chão e pause a música. Sempre que a música parar devem interromper a dança e sentar!
Cantem, dancem, divirtam-se e repitam (muitas vezes!).
Quente e frio
Esconda um brinquedo num local de fácil acesso e peça à criança para o procurar. Acompanhe-a e vá dizendo se está quente ou frio à medida em que ela se aproxima ou afasta do local do esconderijo. Com esta atividade, é trabalhado o raciocínio, a curiosidade, a atenção e a noção espacial.
Pode repetir a atividade com algum brinquedo que produza som, pedindo ao seu filho que o encontre usando a audição como dica, trabalhando assim a perceção auditiva.
Bowling
É um jogo muito divertido e fácil de preparar. Existem diversos jogos de bowling para crianças disponíveis no mercado e em diferentes materiais, mas pode também ser uma atividade muito simples de improvisar em casa, com garrafas vazias (com milho, arroz ou feijão dentro para que que tornem mais estáveis), latas ou rolos de papel higiénico ou de cozinha. Como bola, podemos usar uma meia enrolada ou bolas feitas de papel amassado. Os “pinos” devem ficar a cerca de um metro de distância do seu filho.
De seguida, é só pedir à criança que lance a bola e tente derrubar os objetos. À medida que ela for acertando, conte quantos pinos sobraram, para ajudá-la a desenvolver a noção de quantidade.
O jogo pode ser repetido, aumentando a distância à medida que vai sendo dominado pela criança.
Jogo dos pares
Conhece o tradicional jogo dos pares, em que espalha diversos cartões e a criança tem de encontrar dois iguais? Esqueça. Esta versão é muito mais divertida!
Vai precisar de uma bacia, arroz e alguns objetos que tenha disponíveis por casa e que possam ser escondidos no meio no arroz.
De seguida, incentive a criança a explorar as diferentes coisas que pode encontrar escondidas e a agrupá-las em pares – duas colheres, dois legos, duas bolas, dois carros…
Como alternativa, pode esconder no meio do arroz vários objetos com cores diferentes, pedindo ao seu filho para os agrupar por cores – dois objetos vermelhos, três azuis, dois verdes…
Um piquenique diferente
Num dia normal, transforme a hora do lanche num piquenique. Não precisam de sair de casa: basta colocar uma toalha no jardim ou no chão da sala – uma ótima sugestão para aqueles dias chuvosos em que acabamos por ficar “presos” em casa e com poucas alternativas divertidas para os mais pequenos.
Agora é só usar a imaginação e fazer de conta que estão num lugar diferente – como o parque ou a praia. Incentive o seu filho a convidar alguns bonecos ou peluches para se sentarem convosco na toalha e participarem no piquenique.
Esta actividade tão simples é uma boa forma de estimular a imaginação e vai, certamente, proporcionar umas boas gargalhadas.
“Estou a ver…”
Sentem-se num local já conhecido e seleccione um objecto do quotidiano habitual da criança. Sem revelar qual escolheu, comece por dizer a frase “Estou a ver…”, completando com uma característica do objecto, como o formato, a cor ou a função. A criança deverá adivinhar o que está a ver.
Autonomia
Nesta fase, a promoção da autonomia é extremamente importante. Entre os 2 e os 3 anos, o seu filho pode ajudar em actividades simples, como arrumar os brinquedos, tirar a roupa, ajudar a fazer a cama, colocar a roupa suja no cesto, retirar as roupas do cesto para as colocar na máquina, arrumar os sapatos, lavar os dentes com supervisão, rasgar folhas de alface para a salada, estender a roupa num estendal baixo, entre outras.
Conversem acerca de tudo o que estão a fazer.
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