
Ano passado a pediatra do Gabriel durante a consulta de rotina encontrou algo nele que achava que não estava conforme. E assim começou a nossa “aventura” até chegar à cirurgia…

Consultas de rotina
Aqui gostaria de partilhar contigo a importância das consultas de rotina. Foi numa destas consultas que a pediatra que segue o Gabriel encontrou algo do foro geniturinário que não se encontrava bem. Fomos aconselhados a fazer consulta com um urologista pediátrico e fomos encaminhados para a maternidade.
Hidrocelos, varicocelos, e afins
Realmente depois da consulta com o urologista pediátrico entendemos que existem várias patologias do foro geniturinário que podem se encontrar nos meninos nestas idades. Não fazíamos ideia que era tão comum. Podem encontrar mais aqui no site da Cuf.
Indicação de cirurgia
O médico indicou-nos logo para cirurgia, ainda fomos ouvir outras opiniões médicas mas todas encaminhavam para o mesmo. E assim foi. Optamos por ser operado na Maternidade que nos encaminhou para o CICA que é o local das cirurgias em ambulatório.
Como preparar uma criança de 4 anos para cirurgia?
Esta foi a questão que mais se colocou na nossa cabeça… O que fazer? O que fizer? O que explicar? Visto que é uma criança que nem sabe o que é uma operação ou cirurgia…
Confesso que não sou pessoa de ir procurar no Dr. Google todas as respostas e soluções. Aliás quando esta questão se colocou procurei em alguns sites que senti que eram fidedignos. Mas rapidamente achei que devia falar com alguém que trabalhasse no “terreno” e que entende-se de crianças.
Dicas e indicações da Táti Isabel Cunha
Falei com a Educadora e Isabel Cunha que neste momento trabalha num hospital e que me ajudou neste sentido.
Algumas dicas que podem ajudar muito:
- Explicar à criança o que faz ser feito (mas à sua maneira) de forma a que entenda. Por exemplo expliquei que se ia colocar algo na mão como o homem-aranha tem para lançar as teias. Assim na hora de colocar o cateter de soro foi isso que lhe relembrei que ia fazer.
- Não mentir dizendo que quem vai fazer a cirurgia é a mãe ou o pai. A criança vai sentir que lhe mentiram e vai desconfiar de tudo.
- Mostrar algumas imagens (adequadas à idade) de blocos operatórios. Ajuda a visualizar e a estar preparado.
- Explicar por exemplo que vai fazer um exame mas que neste vai dormir um pouco. Para não se sentir assustada quando acordar.
- Mostrar as batas, mascaras e tudo o que se possa fazer para tranquilizar.
- Como a noção de tempo para as crianças é bastante diferente só começamos a falar com o Gabriel dois dias antes da cirurgia. Quando vi que ele já tinha compreendido o que se tinha explicado parei de falar e não insisti mais.
Devo dizer que estas pequenas dicas com o Gabriel resultaram muito bem. No próximo artigo falo sobre o dia da cirurgia propriamente dica.

Deixe uma resposta